Dinâmicas da Luz
rioecultura : EXPO Dinâmicas da Luz : Futuros - Arte e Tecnologia [Oi Futuro Flamengo]
COMPARTILHE
Abertura: 1 de julho de 2009
Encerramento: 12 de julho de 2009
Dinâmicas da Luz é um projeto de caráter experimental, com a proposta de apresentar mais do que obras de arte, mais que uma exposição. Como diz o próprio nome da mostra, a ideia é que caba artista apresente sua dinâmica de trabalho. Não apenas no sentido de obra em progresso, mas do desenvolvimento do pensamento do artista: que relações, que analogias faz cada um na elaboração de um trabalho? Até onde se mergulha no pensamento?

Para concretizar o trabalho, o curador Alberto Saraiva juntou quatro artistas em um espaço de convivência na Oi Futuro, onde os modos de vida e de ver se cruzam e os pensamentos artísticos se relacionam. Duas duplas que usam a fotografia como meio, pensamento ou linguagem, embora não necessariamente nessa ordem.



“Cada artista optou por uma forma de operar diferente, mas na qual acabam se convergindo, conversando com sua artista-convidada, muito sobre as semelhanças e as diferenças de cada obra, do modo de pensar, da forma de trabalho. A internet foi uma ferramenta poderosa nesse diálogo, de revelações e redescobertas de uma em relação à outra. Com isso veio o reconhecimento das diferenças entre elas. Além de levar a dinâmica do atelier para o Oi Futuro, fomos mais longe, tentamos levar também o espaço do pensamento de cada uma”, afirma Elisa.

Na exposição, Elisa vai apresentar instalação, fotografias, vídeo, mesclando arte com sua vivência de jornalista cultural. Suas conversas, textos, entrevistas acabam se misturando à sua obra. A artista estará, durante a primeira semana da exposição, na cidade de Paraty, na Festa Literária Internacional de Paraty – a FLIP. Numa transmissão via internet, chegarão ao Oi Futuro imagens em vídeo, fotos e sons do seu dia-a-dia na cidade e da sua rotina de trabalho.

Já Cris Bierrenbach fez uma seleção de obras que possuem um diálogo entre si e com o trabalho de Elisa. O conjunto será o ponto de partida para uma futura reflexão e produção durante as duas semanas de duração do evento. Entre os trabalhos expostos, duas séries de fotografias (Retrato Íntimo e Noivas - Aluguel e Venda), uma instalação (Amor # 17) e um vídeo (Através do vidro de olhar), todos relacionados a um tema recorrente ao trabalho da fotógrafa: a mulher e a condição feminina. Direto de São Paulo, Cris permanecerá virtualmente ligada à mostra.

Denise Cathilina convidou Rochelle Costi por identificar convergências nas obras; fotografias que se expandem pelo espaço. Rochelle, assim como Denise, mostra um trabalho que interage com o público. Ela apresentará “Especular”, uma instalação interativa com projeções. “O que será mostrado é o ato fotográfico em si. Através de câmeras que projetam a imagem do espectador, espelhos multiplicam as possibilidades de registros. Especular é uma obra viva que se constrói ao longo da exibição”, explica Denise.

Sua convidada, Rochelle, mostrará a instalação fotográfica “Reprodutor”, que vincula a estética da imagem à função e ao conceito de design. “Reprodutor trata a visão como instrumento de reprodução da imagem fotográfica em traços. Serão usadas imagens que, através de mesas especialmente projetadas, poderão ser reproduzidas pelo público”, revela Rochelle.


ABERTURA DA EXPOSIÇÂO
Local:
Futuros - Arte e Tecnologia [Oi Futuro Flamengo]
Rua Dois de Dezembro, 63
Flamengo
(21) 3131-3060

Funcionamento:
De 3ª a domingo, das 11h às 20h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.