Portfólio Pedro Motta
rioecultura : EXPO Portfólio Pedro Motta : Futuros - Arte e Tecnologia [Oi Futuro Flamengo]
COMPARTILHE
Abertura: 10 de setembro de 2009
Encerramento: 25 de outubro de 2009


O Oi Futuro apresenta a projeção de fotos Portfólio Pedro Motta, reunindo 96 imagens do fotógrafo mineiro, dividas em diversas séries, que direcionam o olhar do público para estruturas que se mesclam à natureza e passam despercebidas no dia a dia.

As imagens registradas por Pedro Motta ganham potencialidade à medida que o fotógrafo enfatiza as impurezas das formas deslocando-as de seus espaços originais. A série Caçamba (2001-2007), por exemplo, reúne nove imagens. São registros de caçambas de caminhões que foram deixadas às margens de rodovias e agora estão expostas a diversos fins. A maneira como esses objetos foram fotografados – o volume, as formas – acabam por sugerir novas ressignificações, como se tornassem espécies de esculturas públicas.

O mesmo intento pode ser percebido em Espera (2005-2006), que consiste em treze imagens que retratam pontos de ônibus coloridos de uma arquitetura precária registrada em uma estrada no interior de Minas.



Em outra série, o artista registra caixas d´água também do interior de Minas. São sete imagens produzidas em 2006 que indicam resquícios de uma infra-estrutura instalada em paisagem despovoada em compasso com o desenvolvimento e expansão populacional.

As imagens de Motta, mais que uma atividade arquivista e documental, traduzem a precariedade e o abandono dos objetos em seu contexto específico - o interior de Minas Gerais - com um flagrante sabor local e um espírito melancólico.

Com curadoria de Pedro Agilson, a expofoto Portfólio Pedro Motta também poderá ser vista na Galeria Virtual no site do Oi Futuro, no endereço: www.oifuturo.org.br/expofoto



PEDRO MOTTA

Nascido em Belo Horizonte (MG), Pedro Motta é formado em Desenho pela Escola de Belas Artes, da UFMG, e realizou sua primeira exposição individual no Museu da Pampulha, em 2004.

Nos últimos anos, Pedro participou de diversas exposições e foi premiado no X Salão Victor Meireles (SC), em 2008, e no 14º Prêmio Salão da Bahia (BA), em 2007. Atualmente, o fotógrafo mora e trabalha em Belo Horizonte.



Local:
Futuros - Arte e Tecnologia [Oi Futuro Flamengo]
Rua Dois de Dezembro, 63
Flamengo
(21) 3131-3060

Funcionamento:
De 3ª a domingo, das 11h às 20h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.