locais culturais
Museu Aeroespacial (MUSAL)
rioecultura : Museu Aeroespacial (MUSAL)
COMPARTILHE
Museu Aeroespacial (MUSAL)
Classificação: Museu
Endereço: Avenida Marechal Fontenelle, 2000
Campo dos Afonsos - Rio de Janeiro / RJ
CEP 21740-000
Telefone: (21) 2157-2537 /2157-2968
website: musal.aer.mil.br
Funcionamento:
Terça a domingo, das 9h às 16h.
AGENDAMENTO DE VISITAS DE GRUPO (VISITAS MEDIADAS)
Seção de Recursos Educativos
Tel.: (21) 2157-2899 Ramal: 2119
Ingresso: Entrada franca / Estacionamento interno
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.
CONHEÇA MAIS

O museu tem como missão preservar a memória da Aeronáutica Brasileira por intermédio de seu acervo histórico.

Um pouco sobre a história
O Museu Aeroespacial – MUSAL foi criado em 1973. Está entre os 10 (dez) maiores Museus de Aviação do Mundo, sendo o único em pleno funcionamento no Brasil. É responsável por um acervo de grande relevância para a História da Aviação mundial e brasileira, destacando-se entre seu patrimônio objetos pessoais de Santos Dumont, pinturas, armas, uniformes e uma coleção de 89 aeronaves (em exposição), com alguns exemplares únicos no mundo.O Museu está localizado em um sítio histórico: o Campo dos Afonsos, local onde funcionou a primeira Escola de Aviação brasileira, em 1914. Ocupa uma área de aproximadamente 16.000 m2 e seu acervo ocupa 10 (dez) salas de exposições e 5 (cinco) hangares.Possui uma visitação de cerca de 100.000 pessoas por ano. O MUSAL dispõe de um serviço de visitas guiadas, especialmente desenvolvido para turmas escolares e outros grupos formados a partir de 15 pessoas.

Um pouco sobre acervo
Desde 1943 que o esforço para captar objetos históricos relacionados à aviação vem sendo implementado com vistas à criação de um museu aeronáutico. Coube a José Garcia de Souza, a tarefa de recolher peças que constituíssem os primórdios das coleções de documentos manuscritos, fotografias, vídeos e filmes do atual Arquivo Histórico do Musal, bem como o acervo de publicações que hoje forma a biblioteca especializada em aviação, com cerca de 5.000 itens entre livros, periódicos e ordens técnicas de aeronaves. Com o inicio dos trabalhos de restauração do prédio e hangares para a instalação do Museu, em 1974, foi formada a principal coleção do Musal. As aeronaves que hoje totalizam 91 modelos em exposição e 10 em reserva técnica pertencem à própria FAB ou foram adquiridas por meio de doações e permutas. O valor histórico e as condições de preservação da coleção de aeronaves fez com que o Musal sempre recebesse novas doações. Atualmente, o Museu Aeroespacial possui todos os exemplares de aeronaves de caça utilizados pela aviação brasileira: desde o P-47 Thunderbolt, da 2ª Guerra Mundial até o F-5 Tiger, avião ainda em atividade na Força Aérea Brasileira.

Facebook: museuaeroespacial
Instagram: museuaeroespacial


 
EXPOSIÇÕES EM CARTAZ
SAR – para que outros possam viver
até: Exposição de longa duração - sem data de término


- NÃO Hà AGENDA DE EVENTOS

EXPOSIÇÃO EM MEMÓRIA
[o que passou por aqui e não está mais em cartaz]
Bartolomeu de Gusmão - 300 Anos