|
|
|
 |
Lazer e pesquisa em casarão histórico de Botafogo

Um bom passeio para toda a família é conhecer o Museu do Índio, localizado na tranqüila Rua das Palmeiras, em Botafogo.
Lá, o visitante poderá não só conhecer parte da rica coleção de 16 mil peças que representam as sociedades indígenas brasileiras, mas apreciar os detalhes do belo casarão histórico no qual o Museu está instalado.
O Museu


Fundado em 1953, pelo antropólogo Darcy Ribeiro (1922 - 1997), o Museu do Índio é um órgão científico-cultural da Fundação Nacional do Índio – FUNAI, e funcionou durante 25 anos num casarão histórico (hoje abandonado) pertencente ao Ministério da Agricultura, na Rua Mata Machado, ao lado do Estádio do Maracanã.
Em 1978, a instituição foi transferida do Maracanã para o espaço atual, na Rua das Palmeiras.
O Museu, a única instituição oficial no país exclusivamente dedicada às culturas indígenas, possui um rico acervo constituído de 16 mil peças etnográficas; 16 mil publicações nacionais e estrangeiras especializadas em Etnologia e áreas afins na Biblioteca Marechal Rondon, uma das mais completas e especializadas da América do Sul em temática indígena; 68 mil 217 documentos audiovisuais em diversos tipos de suporte, parte já digitalizada e armazenada em CD-Roms; 125 mil e 916 documentos textuais de valor histórico sobre os diversos grupos indígenas e cerca de 200 filmes, vídeos e gravações sonoras.


A instituição apresenta exposições temporárias e permanentes. Atualmente (setembro de 2010) está em cartaz, no casarão, a mostra “A Presença do Invisível: Vida cotidiana e ritual entre os povos indígenas do Oiapoque".
Nos jardins podem ser vistas instalações e ambientações de casas indígenas.
Os visitantes podem conferir também os produtos vendidos na lojinha do Museu, a Artíndia. A loja ganhou recentemente nova decoração e oferece um rico conjunto de peças artesanais, além de livros, camisetas, CDs e CD-Roms temáticos. Os produtos são comprados diretamente das aldeias, visando incentivar à manutenção de padrões de cultura indígena material e garantir uma fonte de recursos.
O Casarão


O imóvel onde se localiza o Museu do Índio é um dos representantes das construções do período áureo de Botafogo, quando proliferavam casarões e palacetes. O prédio foi construído em 1880, por João Rodrigues Teixeira, empresário da indústria alimentícia do Rio de Janeiro.
Situado no centro do terreno, possui um único pavimento com porão alto e acesso por varanda lateral. Chamam a atenção o enquadramento dos vãos em cantaria e as estruturas de ferro decoradas com lambrequins de madeira recortada.
A casa foi ocupada, entre 1956 e 1964, pelo Instituto Superior de Estudos Brasileiros – ISEB, entidade de destaque na produção de conhecimento científico das ciências humanas.
Texto e Fotos: Leo Ladeira



SERVIÇO
O Museu do Índio está aberto ao público de terça a sexta-feira, no horário das 9h às 17h30min, e, nos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. Nos finais de semana, além das áreas de exposição, apenas a loja permanece aberta.
Tarifas - O valor do ingresso é de R$3 (três reais) de terça-feira a sábado. Aos domingos, a visitação é gratuita. Estudantes da rede pública têm entrada franca, assim como pessoas acima de 65 anos.

Fontes de Consulta:
Site Museu do Índio
Guia Michelin do Rio de Janeiro |
 |
|
|
 |
|
|
|