rioecultura rioecultura
Facebook Twitter Pinterest Picasa Instagram
EXPOSIÇÕES EVENTOS LOCAIS CULTURAIS COLUNISTAS ARTIGOS MATÉRIAS NOTÍCIAS INSTITUCIONAL COLABORADORES CONTATO
TRANSLATE THIS WEBSITE
COLUNA PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Leonardo Ladeira ladleo@gmail.com
Lembranças do maior magazine do Rio

rioecultura : Edifício Mesbla : Coluna Patrimônio Histórico

Um dos marcos visuais do Centro do Rio de Janeiro é o relógio do Edifício Mesbla. Instalado na torre do edifício em 1955, acompanhando a celebração do Congresso Eucarístico Internacional, o relógio eletrônico é o terceiro maior do mundo em tamanho. Seu mostrador, com nove metros e meio de diâmetro, é sustentado por uma torre de cem metros de altura.

Marca e anuncia a hora de 15 em 15 minutos e, até pouco tempo atrás, tocava a Ave Maria pontualmente às 18 horas. Por décadas, as pessoas que ali passavam acertavam os relógios olhando para a torre da Mesbla.

Quem nunca fez compras na Mesbla?

rioecultura : Edifício Mesbla : Coluna Patrimônio Histórico

Quem mora no Rio e tem mais de 20 anos certamente já fez compras na Mesbla da Rua do Passeio. Para alguns este era um verdadeiro ritual: ir para a "cidade" de carro, parar no estacionamento da Mesbla (entrada pela Evaristo da Veiga) e fazer compras na loja.

Em 1999, o sonho chegou ao fim: Afundada em dívidas, a Mesbla fechou suas portas definitivamente. No vistoso edifício do Passeio foi instalada uma filial das Lojas Americanas, que, justiça seja feita, têm procurado manter o exterior do edifício em bom estado de conservação.

A história da Mesbla não teve início na Rua do Passeio. Sua primeira sede funcionou no número 83 da Rua da Assembléia. Ali, em 1912, foi fundada uma filial do magazin Mestre & Blatgé, de Paris. Em 1939, as duas palavras fundiram-se, nascendo assim a Mesbla S.A.

rioecultura : Edifício Mesbla : Coluna Patrimônio Histórico

rioecultura : Edifício Mesbla : Coluna Patrimônio Histórico

Com pouquíssimo tempo de funcionamento, a Mesbla desbancou a lendária loja Notre Dame, da Rua do Ouvidor, e se tornou o maior magazine da cidade. Com o crescimento, houve a necessidade se construir uma sede maior. Foi quando, em 1934, seria inaugurado o retilíneo edifício art-déco que abrigou a loja por mais de 60 anos.

O edifício destaca-se por seu corpo baixo e suas varandas semi-embutidas. Inicialmente ele possuía uso misto, ou seja, residencial e comercial. Em uma reforma posterior, o edifício recebeu o acréscimo de dois pavimentos sobre o bloco original e foi ampliado na lateral. A partir de então teve uso apenas comercial.

rioecultura : Edifício Mesbla : Coluna Patrimônio Histórico

rioecultura : Edifício Mesbla : Coluna Patrimônio Histórico

No prédio também funcionou durante muitos anos um dos mais ativos teatros da cidade, o Teatro Mesbla, que apresentou espetáculos marcantes, como Frankel, de Antonio Callado, pela Companhia Tonia, Celli e Autran; Calúnia, de Lilian Helman; e Três em lua de mel, de Saur Bella Spervack.

Mesmo que a loja não mais exista, os detalhes decorativos do prédio ainda estão ali para matar as saudades: o letreiro, as grades de ferro que formam um bonito desenho, os detalhes da torre e, principalmente, o ornato que traz a figura de duas serpentes entrelaçadas em um bastão, o caduceu, que é um atributo de Mercúrio, o deus do comércio.

rioecultura : Edifício Mesbla : Coluna Patrimônio Histórico



:Curiosidades: O Gavião da Mesbla

Na década de 50, a torre da Mesbla foi utilizada como posto de observação de um falcão peregrino. Caçador dos pobres pombos da Cinelândia, o falcão, que ficou conhecido como "gavião da Mesbla", levava o público ao delírio ao realizar vôos rasantes em busca de suas presas. Infelizmente o espetáculo não durou muito tempo: o falcão acabou sendo alvejado por tiros.



Fontes de Consulta:
COHEN, Alberto A.. Rio de Janeiro: ontem e hoje
Rio de Fotos
Saudades do Rio - Luiz D´
Saudades do Rio - O Clone
Acervo Roberto Tumminelli
http://mesbla.blogspot.com
compartilhe subir a página
Postagens

Julio Biar [MPB]

Leo Ladeira [Patrimônio Histórico]

Marcelo Aouila [Teatro]

Seu nome:

Comentário:

Observação:
Verifique o texto antes de enviá-lo, pois não será possível modificá-lo ou apagá-lo após o registro.

ATENÇÃO: O seu comentário não será postado automaticamente. Ele passará por uma aprovação antes de ser publicado.



foii uma perca muito grande para todos nós o fechamento das lojas mesbla
  Postado por: matheus silva
  em: 2012-10-29 10:28:39

Adorava essa loja.
  Postado por: Marcio
  em: 2012-11-09 10:00:08

Trabalhei na loja do Passeio, até hoje sinto saudades.
  Postado por: Elizabeth queiroz
  em: 2013-08-30 17:49:27

Realmente dá um pouco de saudosismo. Trabalhei por volta de 1987 para 1988. Era um orgulho para muitos, trabalhar numa loja tão conceituada.
  Postado por: Elizabeth
  em: 2013-09-07 18:26:46

Meu pai trabalhou na Mesbla _ Passeio por mais de 20 anos nas décadas de 40 e 50. Era interessante observar o orgulho dele em dizer que trabalhava EM Mesbla. Depois da criação do Magazine Mesbla ele se referia a antiga Mesbla como Mesbla Tradicional. Segundo ele a criação do Magazine foi o começo do fim.
  Postado por: Albérico Andrade
  em: 2014-07-23 09:51:27

trabalhei na MESBLA de 1985 a 1993. Trabalhava no centro de processamento de dados contábeis (CPDC) excelente ambiente de trabalho. muitas saudades.
  Postado por: Walber Freitas
  em: 2014-11-14 00:44:50

Trabalhei na Mesbla, na sua filial em João Pessoa. Mas também conheci a loja da rua do passeio,e sinto uma nostalgia imensa desse tempo. Saudades do Rio onde vivi nos anos 80.
  Postado por: Antonio Fernandes
  em: 2015-03-19 21:28:34

Alguém lembra do tabuleiro da baiana Guiomar que vendia seus quitutes deliciosos , ela ficava bem na parede da Mesbla e do Cinema Palácio uma figura muito conhecida na época, ela ficou por muitos anos naquele ponto,é uma pena que não tenha nenhum registro fotografado.
  Postado por: jarina freitas
  em: 2015-08-28 16:08:51

Foi maravilhoso trabalhar nessa loja.Trabalhei no Restaurante Panorâmico, no décimo primeiro andar,na rua do Passeio,em 1978.
  Postado por: Paulo Cesar
  em: 2015-08-28 16:14:16

Belo post. Lamentável o fim de uma lenda, mesmo que a empresa tenha acabado as lembranças da Mesbla serão pra sempre.
  Postado por: Maxwell
  em: 2016-09-27 15:19:03

Meus pais trabalharam na Loja durante muito tempo.
  Postado por: Manoela
  em: 2017-03-31 13:04:20

SAUDADES: TIVE O PRAZER DE TRABALHAR NESTA EXCELENTE EMPRESA, PENA QUE FOI DURANTE POUCO MESES, BOM HOJE PRECISO ME APOSENTAR E ESTOU TENDO DIFICULDADES, PORQUE TRABALHEI NA MESBLA DO PASSEIO DURANTE O PERIODO DE: 03/03/1981 Á 26/10/1981, SÃO 7 MESES, NO CADASTRO DO INSS E DA C.E.F E NÃO APARECE A DATA DA MINHA SAIDA, PRECISO DE AJUDA COMO FAÇO PARA CONSEGUIR CÓPIAS DA RAIS OU DA FLS DE REGISTRO DE EMPREGADOS NA EPOCA QUE TRABALHEI, PARA PODER ME APOSENTAR
  Postado por: VENILSON ELIAS DE LIMA CTPS 70433/015 RJ -TEL. 988574888
  em: 2017-05-16 10:08:50


Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem:

Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
  voltarsubir
© Copyright 2008-2013 Rio&Cultura
SIMETRIA Arte e Comunicação desenvolve este site

Clicky Web Analytics
Rio&Cultura