Hansen-Bahia - Restauração do acervo
rioecultura : EXPO Hansen-Bahia - Restauração do acervo  : CAIXA Cultural Rio <br>[Unidade Almirante Barroso]
Compartilhar
Abertura: 3 de março de 2009
Encerramento: 5 de abril de 2009

A Fundação Hansen-Bahia traz ao Rio de Janeiro uma amostra do imenso acervo do xilógrafo e artista gráfico que dá nome à instituição, a partir do dia 04 de março, na Galeria 2 da CAIXA Cultural. A curadoria é de Lêda Deborah, que trabalha com o acervo desde 2003.

A exposição na CAIXA Cultural Rio apresenta 64 obras em suporte de papel e nove matrizes de xilogravuras recuperadas pelo projeto "Preservação da Obra de Hansen Bahia" - selecionado pelo "Programa CAIXA de Adoção de Entidades Culturais", que patrocina a recuperação, ampliação e promoção de importantes acervos em todo o país, fomentando ações localizadas de recuperação e disponibilização desses tesouros à sociedade.

A Fundação Hansen Bahia, instituída em 1976, é responsável pela salvaguarda do legado de Karl Heinz Hansen-Bahia, cujo acervo foi doado em vida à cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano. Cinco anos depois da morte do artista, a Fazenda Santa Bárbara, sua última residência, em São Félix, foi doada de "porteira fechada" à Fundação Hansen-Bahia. A doação constava do testamento de Ilse Hansen, viúva do artista, falecida em 1983.



O acervo da Fundação é constituído de 13 mil itens, entre gravuras, fotografias, álbuns de recortes, livros, documentos, mobiliário e objetos de uso pessoal. Há também uma biblioteca com cerca de mil títulos - incluindo dezenas de livros publicados ou ilustrados por Hansen-Bahia. As obras em suporte de papel são mais de quatro mil. As matrizes de xilogravuras são 260.

A exposição "Hansen-Bahia - Restauração do acervo" propicia a reflexão sobre o trabalho e a vida do artista Karl Heinz Hansen-Bahia e a arte da xilogravura. Após a temporada no Rio de Janeiro, a mostra, aprovada pelo edital 2008 de ocupação dos espaços da CAIXA Cultural, seguirá para as cidades de Brasília, Curitiba e São Paulo.
Local:
CAIXA Cultural Rio
[Unidade Almirante Barroso]

Avenida Almirante Barroso, 25
Centro
(21) 2544-4080

Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 10h às 21h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.