Maritônio: do ex-voto rústico ao anjo barroco
rioecultura : EXPO Maritônio: do ex-voto rústico ao anjo  barroco : Sala do Artista Popular - Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP)
Compartilhar
Abertura: 12 de março de 2009
Encerramento: 12 de abril de 2009

A mostra, que acontece na Sala do Artista Popular, reúne o trabalho de Maritônio Sousa Portela, natural do município de Livramento, interior da Paraíba, e residente em Nova Iguaçu, RJ. São esculturas em madeira retratando ex-votos e anjos de inspiração barroca, que mostram a evolução de um artista que aprendeu o ofício sozinho, utilizando a observação e a intuição.



Desde menino, Maritônio, 34 anos, ficava encantado com os ex-votos criados pelo avô e pensava "um dia ser capaz de fazer uma pecinha dessas". Com dez anos começou a esculpir, de forma rústica, inspirado nas peças do avô, e não mais parou. O primeiro santo que esculpiu foi uma imagem de Nossa Senhora do Livramento, padroeira de sua cidade. Aos 13 anos, fez para a capela do sítio em que morava uma Nossa Senhora das Graças.

Maritônio estudou até o segundo ano do ensino médio, e, no curso primário, ganhava livros de arte com trabalhos de Mestre Vitalino e Aleijadinho, que, segundo diz, influenciaram seu trabalho. "Aos 15, 16 anos, nas excursões da escola, em vez de ir para as praias, visitava mosteiros e igrejas. Ia ao Convento de São Francisco, em João Pessoa, e ficava admirando as imagens barrocas". Revela, ainda, que sua escolha pela arte sacra foi influenciada decisivamente pela religiosidade da avó, "que morreu rezando, aos 103 anos".

Local:
Sala do Artista Popular - Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP)
Rua do Catete, 179 e 181
Catete
(21) 2285-2545

Funcionamento:
de 3ª a 6ª feira, das 11h às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h

Ingresso:
Entrada Franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.