Paisagens Silenciosas - cor / Todas as coisas dão frutos [Lucila Wroblewski]
rioecultura : EXPO Paisagens Silenciosas - cor / Todas as coisas dão frutos [Lucila Wroblewski] : CAIXA Cultural Rio <br>[Unidade Almirante Barroso]
Compartilhar
Abertura: 8 de abril de 2009
Encerramento: 24 de maio de 2009

Continuação do trabalho anterior da artista Lucila Wroblewski, ganhadora do prêmio Estímulo de Fotografia da Secretaria de Cultura do Governo de São Paulo em 1994, com a série "Paisagens Silenciosas _ P&B", "Paisagens Silenciosas - cor / Todas as coisas dão frutos" apresenta 44 imagens ampliadas em papel fotográfico colorido em grande formato.

Dividida em três módulos, "Florescência", "Luminância" e "Vestígio", as fotografias registram momentos alheios ao burburinho constante da vida cotidiana e corriqueira.

Feitas ao entardecer e durante a noite, Lucila Wroblewski utiliza a luz ambiente e faz iluminação com lanterna (light-painting) o que permite manipular o instante do registro fotográfico. A fotógrafa captura imagens com câmera Hasselblad com filmes de negativo colorido 120 mm. Todas as fotos, em formato de 1,00 m x 1,00 m, são analógicas e sem efeitos computadorizados.



Lucila se identificou com a técnica do light painting após conhecer melhor o trabalho do fotógrafo esloveno Eugen Bavcar, cego desde os 12 anos. Para a fotógrafa, utilizar esta técnica é uma forma de ampliar o tempo e o espaço. Assim, a artista se dedica a um aprofundamento da concepção das imagens que quer produzir, ao refletir sobre as camadas da existência.

"Ao fotografar, mantenho a consciência no presente, me libertando das lembranças do passado e projeções do futuro. Componho imagens em um espaço reflexivo. Desenhando e pensando faço seqüências e conto estórias. Meu objetivo é observar qual marca deixamos, em qual dimensão existimos e o que mais está aqui", explica a fotógrafa.

Formada por três "manifestações", como denomina a artista, a exposição revela que todos os pequenos acontecimentos na nossa existência são importantes e, por isso, têm conseqüências e desdobramentos. Em Florescência, as imagens mostram a semente e o que brota dela, gerando a perpetuação da vida. Luminância denuncia a luz que emana dos seres e das coisas. Vestígio, último módulo, registra os rastros e marcas que deixamos pelo caminho.

SOBRE A ARTISTA
A fotógrafa Lucila Wroblewski nasceu na cidade de São Paulo em 1957. Em 1980, formou-se em arquitetura e urbanismo pela Universidade Brás Cubas. Fez cursos de extensão na USP, em paisagismo, e na PUC, em planejamento urbano. Iniciou-se na fotografia no laboratório fotográfico do Museu Lasar Segall. Elaborou sua linguagem pessoal ao frequentar, durante 3 anos, o grupo Foto de Autor no MIS (Museu da Imagem e do Som de SP). Participou de diversas exposições individuais e coletivas, em espaços como a CAIXA Cultural de São Paulo, Pavilhão da Bienal, Museu da Imagem e do Som - SP, Palácio das Artes - BH, Hamidrasha Art Institute - Israel, American Art Gallery - USA, entre outros.
Local:
CAIXA Cultural Rio
[Unidade Almirante Barroso]

Avenida Almirante Barroso, 25
Centro
(21) 2544-4080

Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 10h às 21h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.