Legado Sagrado [Edward Curtis]
rioecultura : EXPO Legado Sagrado [Edward Curtis] : CAIXA Cultural Rio <br>[Unidade Almirante Barroso]
Compartilhar
Abertura: 26 de maio de 2009
Encerramento: 28 de junho de 2009

As exposições Legado Sagrado, do fotógrafo norte-americano Edward Curtis, e Retratos Yanomami, da brasileira Claudia Andujar, fazem um paralelo das culturas indígenas dos Estados Unidos e do Brasil por meio do trabalho de dois dos mais renomados fotógrafos mundiais na temática indígena. Com coordenação de João Kulcsár, as mostras fotográficas apresentam juntas, pela primeira vez no Brasil, 88 fotografias: 60 de Curtis e 28 de Andujar.

Em "Legado Sagrado", as imagens de Curtis, pioneiro em revelar os costumes dos índios norte-americanos, mostram a sua arte no retrato e na paisagem, tanto em passagens da vida cotidiana como nos rituais indígenas. Esta exposição, criada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, mostra ao visitante a ampla diversidade das tribos norte-americanas. O acervo de fotos desta coleção pertence a Christopher Cardozo.



"É uma oportunidade de ver imagens ampliadas em diversos processos históricos como platina, viragem a ouro e fotogravura, entre outros", explica Kulcsár. "Legado Sagrado" e "Retratos Yanomami" propõem ao visitante um passeio pela história dos povos indígenas. "O índio permeia a história norte-americana tanto quanto faz parte dos valores culturais e sociais que formam a identidade brasileira. Fazer uma mostra com fotógrafos de extrema qualidade técnica e estética como Edward S. Curtis e Claudia Andujar é uma contribuição inestimável para o momento atual do homem ocidental contemporâneo", afirma João Kulcsár. Edward S. Curtis - Edward Sheriff Curtis nasceu no Estado de Wisconsin no ano de 1868.

Seu interesse por fotografia aumentou depois que sua família se mudou para Seattle, no Estado de Washington. Durante 24 anos trabalhou no projeto de sua vida, The North American Indian (O Índio Norte-Americano), um dos mais importantes trabalhos fotográficos do Séc. XX. O resultado é uma coleção de 20 volumes encadernados em couro, texto impresso a mão e fotogravuras originais. Autodidata, confeccionou sua primeira câmera fotográfica após estudar a lente de um estereoscópio.
Local:
CAIXA Cultural Rio
[Unidade Almirante Barroso]

Avenida Almirante Barroso, 25
Centro
(21) 2544-4080

Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 10h às 21h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.