Retratos Yanomami [Claudia Andujar]
rioecultura : EXPO Retratos Yanomami [Claudia Andujar] : CAIXA Cultural Rio <br>[Unidade Almirante Barroso]
Compartilhar
Abertura: 26 de maio de 2009
Encerramento: 28 de junho de 2009

As exposições "Legado Sagrado", do fotógrafo norte-americano Edward Curtis, e "Retratos Yanomami", da brasileira Claudia Andujar, fazem um paralelo das culturas indígenas dos Estados Unidos e do Brasil por meio do trabalho de dois dos mais renomados fotógrafos mundiais na temática indígena. Com coordenação de João Kulcsár, as mostras fotográficas apresentam juntas, pela primeira vez no Brasil, 88 fotografias: 60 de Curtis e 28 de Andujar.

Transpondo a temática indígena para a realidade brasileira, "Retratos Yanomami", da fotógrafa suíça naturalizada brasileira Claudia Andujar, retrata a luta do povo Yanomami pela preservação. Sempre entre a razão e a intuição, os cortes, enquadramentos e personagens de Claudia se arredondam para falar de uma incessante busca pelo entendimento e o diálogo.

"Claudia, em sua procura pelo eterno, leva para suas imagens a compreensão, a angústia, os devaneios dos indígenas", explica o coordenador das mostras. "Legado Sagrado" e "Retratos Yanomami" propõem ao visitante um passeio pela história dos povos indígenas. "O índio permeia a história norte-americana tanto quanto faz parte dos valores culturais e sociais que formam a identidade brasileira.

Fazer uma mostra com fotógrafos de extrema qualidade técnica e estética como Edward S. Curtis e Claudia Andujar é uma contribuição inestimável para o momento atual do homem ocidental contemporâneo", afirma João Kulcsár.



Claudia Andujar
Claudia Andujar nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1931. Viveu na Hungria e nos Estados Unidos no início dos anos 50, transferindo-se para São Paulo em 1957, onde se naturalizou brasileira. Aqui, atuou como repórter fotográfica de publicações como a lendária revista "Realidade" e desenvolveu por cinco anos, juntamente com George Love, o Workshop de Fotografia do Museu de Arte de São Paulo, trabalho que acabou por influenciar dezenas de fotógrafos paulistas em atividade nestas duas últimas décadas.

Claudia tornou-se mundialmente conhecida ao ter obras suas adquiridas pelo curador de fotografia Edward Steichen, do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA). Em sua luta pelo povo Yanomami, já publicou livros, como "Mitopoemas Yanomami e Yanomami em frente do Eterno", de 1979, e filmou o documentário "Povo da Lua, Povo do Sangue: Yanomami". Claudia Andujar tem trabalhos em importantes coleções nacionais, como MAM-SP, Coleção Pirelli/MASP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outras, e internacionais, como MoMa - Nova York, Amsterdam Art Museum e Fundação Cartier de Arte Contemporânea.
Local:
CAIXA Cultural Rio
[Unidade Almirante Barroso]

Avenida Almirante Barroso, 25
Centro
(21) 2544-4080

Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 10h às 21h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.