Nudez e Território [Cristina Salgado / Regina de Paula]
Abertura: 12 de maio de2009
Encerramento: 28 de junho de 2009
São obras inéditas de Cristina Salgado e Regina de Paula que, em comum, discutem a subjetividade no espaço social. A mostra marca a reabertura das Cavalariças, espaço expositivo da Escola de Artes Visuais, situado na entrada do Parque Lage.
O cubo paisagem, de Regina de Paula é um grande cubo montado com pequenos cubos de areia. A solidez edificada pelo conjunto contrasta com a delicadeza instável de cada unidade desta estrutura. Também integra o trabalho um vídeo projetado em grande escala. Realizado na praia de Copacabana, exibe a flutuação da paisagem filmada em contraste com a estrutura precisa da geometria -- apresenta a paisagem como pensamento.
Grande nua na poltrona vermelha, de Cristina Salgado, ocupa a sala central das Cavalariças. Trata-se de uma escultura construída com cerca de 900m2 de tapete, de diversas cores – sempre relacionadas ao corpo. O tapete é cortado em longas tiras que, empilhadas, se dobram e se estendem, sugerindo a presença de um corpo que envolve a poltrona, mais do que nela se recosta. A obra faz referência à pintura Grande nu na poltrona vermelha (1929), de Picasso, a que contrapõe um olhar feminino.
Enquanto Cristina explora uma relação subjetiva da figura humana com o espaço, Regina trabalha a partir de sua vivência na cidade do Rio de Janeiro. A exposição, com curadoria conjunta de Sheila Cabo Geraldo e Luiza Interlenghi, é parte do projeto “Lugares como espacialidades discursivas”, desenvolvido pelo Instituto de Artes da UERJ em parceria com a Escola de Artes Visuais do Parque Lage e a Universidade Cândido Mendes. O projeto tem financiamento da Faperj, por meio do edital de Apoio à Produção e Divulgação das Artes no Estado do Rio de Janeiro.
ARTISTAS
Cristina Salgado
Nasceu no Rio de Janeiro, é doutora em Artes Visuais pela EBA/UFRJ; professora no Instituto de Artes/UERJ e no Departamento de Artes e Design/PUC-RJ. Desde 1980 participou de inúmeras exposições coletivas, entre elas: Como vai você, Geração 80? (1984, EAV-Parque Lage), Panorama da Arte Brasileira (1997, MAM-SP), Caminhos do Contemporâneo (2002, Paço Imperial-RJ) e Abrigo Poético (2002, MAC-Niterói). Sua exposição individual mais recente foi Escultura como Imagem (2008, Paço Imperial-RJ). Foi Artista Residente no Yorkshire Sculpture Park; premiada com a Bolsa Rio Arte e com Bolsa de Pesquisa no Exterior – CAPES, na University of the Arts London. É representada pela Galeria Anna Maria Niemeyer, Rio de Janeiro.
Regina de Paula
Nasceu em Curitiba, é doutorada em Artes Visuais pela EBA/UFRJ; mestre em Artes pela Columbia University de Nova York e professora no Instituto de Artes/UERJ. Nos últimos anos tem trabalhado em diversos meios como fotografia, desenho, vídeo, escultura e instalação. Dentre suas últimas exposições destacam-se: O Museu como lugar (Museu Imperial, Petrópolis), ARCO Arte Contemporâneo 2007 / project room (Madri), Équipée Rio - São Paulo - Brest (Centre d´art Passerelle, Brest), Amalgames (Musée de l´Hotel Dieu, Mantes la Jolie), Coleção Joaquim Paiva (Théâtre de la Photographie et de l´Image Charles Nègre, Nice). É representada pela novembro arte contemporânea onde realizou sua última individual (Não-habitável [SSCC], 2006). A artista foi premiada com a Bolsa RioArte, Prêmio Brasília de Artes Visuais, Prêmio Uniarte/FAPERJ e VI Salão da Bahia.
Fotos: Wilton Montenegro
Local:
Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414
Jardim Botânico
(21) 3257-1800
Funcionamento:
de 3ª a 5ª feira, das 12h às 20h
6ª feira, sábado, domingo e feriado, das 10h às 17h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.
Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414
Jardim Botânico
(21) 3257-1800
Funcionamento:
de 3ª a 5ª feira, das 12h às 20h
6ª feira, sábado, domingo e feriado, das 10h às 17h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.