Pierre Verger - Andalucía, 1935
rioecultura : EXPO Pierre Verger - Andalucía, 1935 : Museu Histórico Nacional (MHN)
Compartilhar
Abertura: 4 de junho de 2009
Encerramento: 2 de agosto de 2009

Integrando o FotoRio 2009 e dando continuidade à itinerância por cidades brasileiras, a exposição apresenta 70 fotografias em branco e preto, no formato 60x73cm, retratando a vida cotidiana da região de Andalucía no verão de 1935, nas vésperas da guerra civil espanhola.

Pierre Verger, fotógrafo, etnólogo e viajante incansável dedicou sua vida e obra fundamentalmente ao estudo das sobrevivências culturais das populações da África Negra em seu continente de origem e na diáspora africana na América. Antes de começar suas pesquisas sobre as culturas africanas, pesquisadores da Fundação Ceiba encontraram no arquivo do fotógrafo uma ingente quantidade de imagens da Espanha, especialmente de sua estadia em Andalucía e, posteriormente, nos diversos países ibero-americanos.

Esta mostra tem um enorme valor testemunhal porque, surpreendentemente, alguns registros fotográficos de grande qualidade de um autor tão transcendental (reconhecido internacionalmente, além de estudioso das culturas africanas, como um fotógrafo excepcional), passaram despercebidos e praticamente desconhecidos até que foi possível realizar esta exposição pela primeira vez em Sevilha, no ano de 2006, e planejar sua posterior itinerância.



A Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento - AECID executa seu trabalho no âmbito de cooperação cultural em Ibero - América através de uma rede de Centros Culturais que se encontram nas principais capitais. A agência realiza uma intensa programação em associação com uma ampla gama de instituições locais e organizações da sociedade civil. A ênfase da atividade não está na mera promoção da cultura espanhola no país escolhido, mas sim no apoio a iniciativas institucionais ou privadas que implicam em ações locais e assuntos de interesse comum, especialmente quando estes possuem possibilidades de incidência no âmbito regional, como pode ser o espaço MERCOSUL ou, diretamente, o espaço ibero-americano. Também é uma prática comum interna a produção de projetos em rede que envolvem vários Centros da rede de cooperação cultural espanhola, como é o caso da exposição Pierre Verger – Andalucía 1935.
Local:
Museu Histórico Nacional (MHN)
Praça Marechal Âncora, s/n
Centro
(21) 2550-9221

Funcionamento:
Quarta a sexta - das 10h às 17h
Sábado e domingo - das 13h às 17h.

Ingresso:
O MHN está temporariamente com entrada gratuita. Não é preciso a retirada antecipada de ingresso.

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.