rioecultura rioecultura
Facebook Twitter Pinterest Picasa Instagram
EXPOSIÇÕES EVENTOS LOCAIS CULTURAIS COLUNISTAS ARTIGOS MATÉRIAS NOTÍCIAS INSTITUCIONAL COLABORADORES CONTATO
TRANSLATE THIS WEBSITE
EXPOSIÇÃO
voltar para a página anterior
PROTEJA ESTA CASA: Retratos das moradas brasileiras
rioecultura : EXPO PROTEJA ESTA CASA: Retratos das moradas brasileiras : Galeria Mestre Vitalino - Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP)
ABERTURA:
25 de junho de2009
ENCERRAMENTO:
27 de outubro de 2009
LOCAL:
Galeria Mestre Vitalino - Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP)
Rua do Catete, 179 e 181
Catete
(21) 2285-2545
FUNCIONAMENTO:
de 3ª a 6ª feira, das 11h às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h
INGRESSO:
Entrada Franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.
compartilhe  |  Comente |  Ler comentários   voltar para a página anterior  subir
 


A mostra se realiza no âmbito do IV Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro (FotoRio), reunindo imagens feitas pelo fotógrafo Francisco Moreira da Costa no período de 2001 a 2009.

Seu trabalho de sair em campo com os pesquisadores da instituição com o propósito de fazer o registro etnográfico do processo de criação e modo de vida de artistas e artesãos, coletividades e grupos que participam dos projetos de pesquisa e documentação da instituição, como o programa Sala do Artista Popular e o Programa de Apoio a Comunidades Artesanais, Francisco da Costa acaba dirigindo seu olhar em busca de detalhes sobre a maneira singular e diversa com que as famílias conferem significados ao lugar onde vivem: um pote de barro bem guardado, a imagem de devoção do morador, o plástico em flor que adorna o móvel, os retratos de parentes na parede.

Esta será a primeira vez que as fotos serão mostradas em exposição. O fotógrafo já participou de mostras coletivas como “África?” realizada pelo Departamento Cultural da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 2008, onde apresentou trabalhos da série “São Jorge”, que registram devotos portando insígnias do santo como anéis e cordões.



Francisco foi responsável, ainda, pelo registro fotográfico do projeto Celebrações e Saberes da Cultura Popular, instituído no CNFCP em 2001 por meio do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial. Registrou tipos como jongueiros e devotos do Divino Espírito Santo e o fazer artesanal nas casas de farinha, entre outros trabalhos. Em 2000, a atividade no CNFCP o estimulou a ingressar no curso de especialização “Fotografia como instrumento de pesquisa nas Ciências Sociais”, da Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro.

Dessa trajetória, em que pesquisador e fotógrafo são convidados a entrar na intimidade de artistas, brincantes, músicos, foliões e devotos, ele estendeu seu foco também a casas de amigos, parentes, vizinhos e pessoas desconhecidas que lhe abriram suas moradias. E revela que desde menino gostava de olhar dentro das casas das pessoas, não imaginando que um dia pudesse ter sua curiosidade legitimada a ponto de produzir uma coleção, parte da qual esta mostra apresenta.

Fotos da abertura da exposição, dia 25 de junho de 2009.
compartilhe  |  Comente |  Ler comentários   voltar para a página anterior  subir
 
Relação de Exposições Temporárias
Relação de Exposições de Longa Duração

EXPOSIÇÕES Encerradas

Desde outubro de 2008 várias exposições passaram pelo Rio&Cultura. Você pode conferir a lista de exposições que saíram de cartaz, mas permanecem registradas.
EXPOSIÇÕES
Busca
[por Nome de Exposição]
[por Data de Encerramento]
[por Local]
[por Bairro]
Divulgue

Seu nome:
Comentário:


Seja o primeiro a comentar!
Escreva ao lado sua opinião.

Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem para o(a) amigo(a):
Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
ATENÇÃO
Antes de efetuar o convite, verifique se todos os campos estão preenchidos corretamente.


Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem para o(a) amigo(a):
Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
ATENÇÃO
Antes de efetuar a indicação, verifique se todos os campos estão preenchidos corretamente.

  voltarsubir
© Copyright 2008-2013 Rio&Cultura
SIMETRIA Arte e Comunicação desenvolve este site

Clicky Web Analytics
Rio&Cultura