Supernova
rioecultura : EXPO Supernova : Barracão Maravilha Arte Contemporânea
Compartilhar
Abertura: 19 de junho de 2009
Encerramento: 27 de junho de 2009

Segundo definições, SUPERNOVA é um conjunto de fenômenos diretamente decorrentes da explosão de uma estrela, acompanhado de um aumento breve, mas fantasticamente grande, de brilho e luminosidade. E esta é a proposta do centro de arte francês LaGénérale en Manufacture ao convidar artistas e espaços de arte contemporânea em 13 cidades do mundo para um vernissage mundial.

Lugar de referência da capital francesa, que reúne uma centena de artistas que manipulam todos os tipos de linguagem, do desenho às instalações interativas, La Générale en Manufacture ocupa a antiga escola de cerâmica de Sèvres, e em seu espaço de 3.000m² realiza mostras, montagens de teatro e de dança, além das residências para artistas estrangeiros e dos ateliês de artistas.

“LaGénérale en Manufacture deseja trabalhar em estreita colaboração com lugares artísticos no mundo, com o objetivo de organizar um evento coletivo. Este projeto fora das fronteiras reúne espaços alternativos, museus, galerias e personalidades que refletem uma diversidade artística. SUPERNOVA é uma força viva, móvel, que inventa acontecimentos produzidos para e pelos artistas”, explica Juliette Agnel, fotógrafa e uma das mentoras do evento na França.

O espaço de arte carioca Barracão Maravilha é o único representante do Brasil no SUPERNOVA. Com curadoria de Fabiana Moraes, nove artistas apresentam um pouco da atual produção contemporânea do Rio de Janeiro. Eles fazem uma reflexão sobre a simultaneidade, relativizando o tempo e o espaço.



ARTISTAS PARTICIPANTES
- Cadu D´Oliveira
- Carol Nogueira
- Celina Portela
- Gomo
- Hugo Richard
- Natali Tubenchlak
- Raquel Romero
- Robson
- Zé Carlos Garcia

Em física, a simultaneidade de dois acontecimentos traduz o fato de que eles se produzem no mesmo momento. A noção de simultaneidade encontra evidência na vida cotidiana: se dois acontecimentos são produzidos na mesma hora para um observador, o mesmo se dá para qualquer outro observador. A noção de tempo perde seu caráter absoluto e forma com a noção de espaço uma entidade única, chamada espaço-tempo, estruturada pela existência de uma velocidade limite: a velocidade da luz.

Uma das consequências disso é a alteração da concepção clássica da simultaneidade dos acontecimentos: dois acontecimentos que se produzem num mesmo momento para um determinado observador poderão se produzir em instantes diferentes para um outro observador. Em SUPERNOVA cada espaço participante é convidado a propor um acontecimento para a noite de abertura, em função de sua programação e sob a forma de sua escolha, em seu próprio terreno.

A programação mundial de SUPERNOVA pode ser conferida em www.lageneralesupernova.com.
Local:
Barracão Maravilha Arte Contemporânea
Av. Gomes Freire, 242
Centro
(21) 9128-5284

Funcionamento:
As visitas ao Barracão somente com agendamento.

Ingresso:
Entrada Franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.