Alcova
rioecultura : EXPO Alcova : Laura Marsiaj Arte Contemporânea
Compartilhar
Abertura: 7 de julho de 2009
Encerramento: 7 de agosto de 2009

Com curadoria de Marcelo Campos, o objetivo desta exposição é configurar, no espaço da galeria, uma alcova literária, machadiana, o lugar de criação de um escritor. Assim, sonhos, desejos, erotismos, ilusões e desilusões serão interpretados, buscando ambientes de casas em diversos romances de Machado de Assis.

Na escolha dos artistas, foram destacados assuntos e objetos que se referissem a elementos e sensações de um quarto: aprisionamento, erotismo, segredo, ciúmes, beleza. Com isso, serão apresentadas máquinas de escrever, camas, ornamentações, louças, mobiliários da casa interpretados por diferentes artistas e obras. Faremos uma disposição dos trabalhos enchendo a sala, como num ambiente doméstico, aproveitando diversas alturas e locais da galeria.

Os romances de Machado de Assis são marcados pelo detalhamento da arquitetura e da paisagem da cidade do Rio de Janeiro. O autor destaca, em alguns trechos dos romances, um cômodo característico das casas antigas: a alcova. De herança luso-árabe, alcova é palavra derivada de “al qubba” (a abóbada) e originalmente ficava em um compartimento superior da casa, “disfarçado”, segundo autores, com pé direito baixo. Ali, as mulheres podiam bordar ou se recolher, enquanto os homens recebiam visitas externas ao convívio familiar na sala principal.



Artistas participantes:
- Ana Miguel
- Barrão
- Brígida Baltar
- Daniel Lannes
- Daniel Murgel
- Efrain Almeida
- Erika Verzutti
- Fábio Morais
- James Kudo
- José Rufino
- Leo Videla
- Lenora de Barros
- Lucas Bambozzi
- Marcia X
- Pedro Varela
- Regina Parra
- Renato Bezerra de Mello
- Tiago Carneiro da Cunha
- Waléria Américo
- Walmor Corrêa
Local:
Laura Marsiaj Arte Contemporânea
Rua Teixeira de Melo, 31-C
Ipanema
(21) 2513-2074

Funcionamento:
De 3ª a 6ª feira, das 10h às 19h
Sábado, das 11h às 16h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.