World Press Photo 2009
rioecultura : EXPO World Press Photo 2009 : CAIXA Cultural Rio <br>[Unidade Almirante Barroso]
Compartilhar
Abertura: 28 de julho de 2009
Encerramento: 23 de agosto de 2009

A Mostra pode ser vista como uma retrospectiva dos fatos marcantes de 2008 e o Rio de Janeiro é a primeira cidade da América Latina a receber o evento, revelando retratos de tudo o que aconteceu no mundo na política, economia, esportes, cultura e natureza.

De maio a dezembro, a exposição da World Press Photo percorre 61 cidades pelo mundo, em um total de 37 países, com previsão média de visitação de dois milhões de pessoas ao todo. No Rio de Janeiro, o evento tem realização da Capadócia Produtora Cultural, representante oficial da World Press Photo no Brasil, e patrocínio da CAIXA.



A World Press Photo

Fundada em 1955 em Amsterdã, a organização abre inscrições anualmente para fotógrafos interessados em participar da principal competição internacional da imprensa fotográfica. Para esta edição, 5.508 profissionais de 124 países inscreveram um total de 96.268 imagens, batendo o recorde de participantes em relação às edições anteriores.

Um júri internacional – composto por profissionais reconhecidos mundialmente na área – avaliou as imagens na capital holandesa e distribuiu prêmios para 64 fotógrafos de 27 nacionalidades, em 10 categorias: Notícias em Geral, Notícias em Destaque, Pessoas em Destaque, Natureza, Retratos, Esporte e Ação, Esportes em Geral, Arte e Entretenimento, Vida Cotidiana e Assuntos Atuais. Dentro de cada categoria, há as modalidades Single e Série de Fotos.

O júri da 52ª edição do concurso selecionou a imagem, em preto-e-branco, do fotógrafo norte-americano Anthony Suau como a World Press Photo de 2008. A fotografia mostra um oficial do Departamento de Polícia do Condado de Cuyahoga adentrando uma casa em Cleveland, Ohio (EUA), executando uma ação de despejo por cancelamento de hipoteca. A fotografia vencedora, feita em março de 2008, é parte de uma reportagem da revista Time. Segundo a presidente do júri, MaryAnne Golon, a força da imagem está sua na dualidade. “Ela parece uma fotografia clássica de conflito, mas é simplesmente o despejo de pessoas de suas moradias. Agora a guerra, em seu sentido clássico, está dentro da casa das pessoas porque elas não conseguem pagar suas hipotecas.”



A participação do Brasil na Mostra

O Brasil teve três fotógrafos premiados, nesta edição do prêmio: Luiz Vasconcelos, da Zuma Press, foi o primeiro colocado em Notícias Gerais, categoria Single, com a foto de uma mulher indígena tentando resistir à polícia, que expulsava ocupantes de terrenos particulares na cidade de Manaus, no Amazonas. A imagem foi publicada em vários jornais do mundo todo.

Eraldo Peres, da Associated Press, ganhou a Menção Honrosa em Vida Cotidiana, Categoria Singles, com uma foto feita em 22 de janeiro de 2008, mostrando várias pessoas em volta do corpo de Thiago Franklino de Lima, 21 anos, morto na Favela do Coque, no Recife, nordeste do Brasil. E André Vieira, da Focus Photo und Presse Agentur, foi o terceiro colocado em Artes e Entretenimento, categoria Single, com um registro do estilista de moda angolano Shunnoz Fiel, integrante da nova geração de estilistas do país.

Além disso, o Brasil também aparece em uma série de cinco fotos do mexicano Carlos Cazalis, primeiro colocado em Assuntos Atuais, categoria Série de Fotos, com o registro de moradores de rua dormindo em São Paulo, sendo um deles em frente ao Jockey Club, um dos símbolos da elite paulistana.
Local:
CAIXA Cultural Rio
[Unidade Almirante Barroso]

Avenida Almirante Barroso, 25
Centro
(21) 2544-4080

Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 10h às 21h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.