Outro vai ser
rioecultura : EXPO Outro vai ser : Galeria Anna Maria Niemeyer<br> [Baixo Gávea]
Compartilhar
Abertura: 12 de agosto de2009
Encerramento: 30 de setembro de 2009

"Outro vai ser" surgiu do encontro de 4 artistas da Galeria Anna Maria Niemeyer - Ana Miguel, Cristina Salgado, Monica Barki e Victor Arruda - que se propuseram a mostrar, em diálogo, seus trabalhos. Artistas de trajetórias definidas e amplamente reconhecidas se reuniram pela primeira vez e mostram uma seleção de obras sobre papel.

Os 56 trabalhos expostos são, certamente, significativos da produção de cada um, e apresentam as mais diversas apropriações do papel como suporte. No entanto, o conjunto alcança uma ressonância surpreendente ao revelarem anseios em comum: exprimindo particularidades do universo de cada artista, o imaginário proposto é conduzido por desejos e sentimentos.

Trabalhos tão peculiares e diferenciados provocam igualmente nosso olhar e solicitam nossa imaginação, prontos para terem seus códigos interpretados e, através do nosso sensível, sejam plenamente apropriados e incorporados à nossa percepção.” CARLOS MARTINS, julho/2009.

Sobre Ana Miguel
Nasceu no Rio de Janeiro, cidade onde vive e trabalha atualmente. As relações humanas, os deslizamentos dos sentidos, a experiência dos sentimentos e afetos constituem a matéria do seu trabalho desconcertante e pleno de humor. Ela recebeu inúmeros prêmios por seu trabalho que se encontra em coleções públicas e privadas, como a de Gilberto Chateaubriand, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte Moderna da Bahia, Mudeu de Arte de Brasília, Centro de Leitura de Reus, Espanha, Fundação ARTEBA de Buenos Aires, Argentina, entre outras.

Sobre Cristina Salgado
Nasceu no Rio de Janeiro, é doutora em Artes Visuais pela EBA/UFRJ; professora no Instituto de Artes/UERJ e no Departamento de Artes e Design/PUC-RJ. Foi Artista Residente no Yorkshire Sculpture Park; premiada com a Bolsa Rio Arte e com Bolsa de Pesquisa no Exterior – CAPES, na University of the Arts London. É representada pela Galeria Anna Maria Niemeyer, Rio de Janeiro. Desde 1980 participou de inúmeras exposições coletivas, entre elas: Como vai você, Geração 80?, EAV-Parque Lage (1984,), Panorama da Arte Brasileira, MAM-SP (1997), Caminhos do Contemporâneo, Paço Imperial(2002) e Abrigo Poético, NAC-Niterói(2002).

Sobre Mônica Barki
Nasceu em 1956 no Rio, Atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro. Linguagem constituída por um vasto repertório que inclui dados biográficos, a condição feminina, a cultura judaica, a educação burguesa, objetos de seu cotidiano, ironia, cultura pop e referências ao abstracionismo geométrico. Elementos, cores e formas novas aparecem nas diversas fases de seu trabalho, montando vocabulários diversos dentro de uma linguagem que se repete se modificando. Suas obras se encontram nas coleções do Museu de Arte da Pampulha (Belo Horizonte), Centro Cultural Cândido Mendes, Casa de Cultura Laura Alvim e Museu de Arte Moderna (Rio), na fundação Roberto Marinho e IBM(São Paulo e Rio) De 1992 em diante realiza individuais.

Sobre Victor Arruda
Nasceu em Cuiabá, 1947. Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Artista Plástico e Professor de História da Arte. Graduado em Museologia pela UNI-RIO, Rio de Janeiro, RJ. 1979/1996 – Fundador da Galeria Saramenha; 1978/1996 Curador-Orientador da Coleção Sattamini; 1977/1981 Organizador e Orientador do Grupo TATO E CONTATO, que instalou o 1º Atelier de Arte Livre / FUNABEM; 1982 Professor de Artes Plásticas no Instituto Penal Lemos de Brito-RJ; 1982 Organizador do Setor de Arte Infantil da mostra À MARGEM DA VIDA, MAM-RJ;1983 Professor da Oficina Jovem, MAM-RJ; 1990 Ilustrou o livro O MONÓCULO, de Jacinto Rego de Almeida; 1990 CD/ÁLBUM PARALAMAS DO SUCESSO-NOVE LUAS; 1991 Professor da EAV-Parque Lage, RJ; 1992 Curador da expo À CAMINHO DE NITERÓI/ COLEÇÃO SATTAMINI, Paço Imperial, RJ; 1991/1993 Autor do projeto de criação do Museu de Arte Contemporânea de Niterói - criado para abrigar a Coleção Sattamini - junto c/ Anna Maria Niemeyer e Italo Campofiorito; 2000 Curso de Arte Contemporânea, Fundação Oscar Niemeyer, RJ; 2000 Ilustração p/ a reportagem EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO, Jornal do Brasil, Caderno Vida; 2001 Curso Livre OSCAR NIEMEYER, SEU TEMPO SUA OBRA, organizado pela Fundação Oscar Niemeyer e pela Universidade Candido Mendes/Ipanema, RJ; 2002 Curso de Verão: INTRODUÇÃO AOS FUNDAMENTOS DA ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA, EAV-Parque Lage, RJ; 2003 Autor do texto TRAINDO PROUST, Revista Leituras Compartilhadas nº CIÚME; 2004 Curso INTRODUÇÃO AOS FUNDAMENTOS DA ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA, na EAV-Parque Lage, RJ; 2004 Curador da Exposição Breve Antologia Plástico-Poética do artista Jorge Duarte, MAC-Niterói.

-------------------------------------

Leia o artigo sobre a abertura da exposição, clique aqui.
Local:
Galeria Anna Maria Niemeyer
[Baixo Gávea]

Praça Santos Dumont, 140 loja A
Gávea
(21) 2540-8155

Funcionamento:
De 3ª a 6ª feira, das 12h às 21h
Sábado e domingo, das 14h às 18h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.