rioecultura rioecultura
Facebook Twitter Pinterest Picasa Instagram
EXPOSIÇÕES EVENTOS LOCAIS CULTURAIS COLUNISTAS ARTIGOS MATÉRIAS NOTÍCIAS INSTITUCIONAL COLABORADORES CONTATO
TRANSLATE THIS WEBSITE
EXPOSIÇÃO
voltar para a página anterior
Maragogipinho e a tradição do barro
rioecultura : EXPO Maragogipinho e a tradição do barro : Sala do Artista Popular - Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP)
ABERTURA:
10 de dezembro de 2009
ENCERRAMENTO:
17 de janeiro de 2010
LOCAL:
Sala do Artista Popular - Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP)
Rua do Catete, 179 e 181
Catete
(21) 2285-2545
FUNCIONAMENTO:
de 3ª a 6ª feira, das 11h às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h
INGRESSO:
Entrada Franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.
compartilhe  |  Comente |  Ler comentários   voltar para a página anterior  subir
 
O público tem a oportunidade de conhecer e adquirir a cerâmica utilitária e decorativa de Maragogipinho, distrito do município de Aratuípe, Bahia, visitando a exposição Maragogipinho e a tradição do barro, numa realização do Promoart – Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural.



Potes, porrões, panelas, moringas, alguidares, bois-bilhas, mealheiros e outros artefatos constituem o repertório dos mestres oleiros, que, há mais de meio século, se dedicam à transformação do barro em objetos. Feitos um a um, são pintados com tauá – o barro vermelho depurado –, com refinado acabamento de textura lisa, e decorados com motivos florais em tabatinga – a argila branca –, ultrapassando sua função utilitária para se constituírem, sobretudo, em peças decorativas.

A produção de cerâmica dá sustentação econômica e social a Maragogipinho, com suas olarias às margens do rio Jaguaripe, nas quais estão concentradas as etapas do processo produtivo, da preparação da matéria-prima retirada dos barreiros até a modelagem, fase em que o torno é o principal instrumento de trabalho. O processo de produção se desenvolve de acordo com o ritmo de cada artesão para determinada quantidade de peças. O trabalho é dividido em tarefas – medida de trabalho remunerado de acordo com o tamanho e a quantidade de objetos –, realizadas pelos ajudantes dos oficiais oleiros.



A cerâmica de Maragogipinho é comercializada não apenas na Bahia, como também em outros estados. As negociações são intermediadas pela Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho, que, apoiada pelo Sebrae de Santo Antônio de Jesus, oferece cursos de técnicas tradicionais, como a pintura em tabatinga, e de capacitação voltados para a formação de preços, gestão de produção e de comercialização.

A exposição ocorre no âmbito do Promoart, uma realização da Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), por meio de convênio firmado com o Ministério da Cultura, que conta com a gestão conceitual e metodológica direta do CNFCP/Departamento de Patrimônio Imaterial/Iphan, e com a parceria institucional e apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).



Parceria regional
Secretaria de Emprego, Trabalho, Renda e Esporte do Estado da Bahia, por intermédio do Instituto de Artesanato Visconde de Mauá
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por intermédio do Instituto do Patrimônio Cultural da Bahia
compartilhe  |  Comente |  Ler comentários   voltar para a página anterior  subir
 
Relação de Exposições Temporárias
Relação de Exposições de Longa Duração

EXPOSIÇÕES Encerradas

Desde outubro de 2008 várias exposições passaram pelo Rio&Cultura. Você pode conferir a lista de exposições que saíram de cartaz, mas permanecem registradas.
EXPOSIÇÕES
Busca
[por Nome de Exposição]
[por Data de Encerramento]
[por Local]
[por Bairro]
Divulgue

Seu nome:
Comentário:


Seja o primeiro a comentar!
Escreva ao lado sua opinião.

Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem para o(a) amigo(a):
Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
ATENÇÃO
Antes de efetuar o convite, verifique se todos os campos estão preenchidos corretamente.


Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem para o(a) amigo(a):
Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
ATENÇÃO
Antes de efetuar a indicação, verifique se todos os campos estão preenchidos corretamente.

  voltarsubir
© Copyright 2008-2013 Rio&Cultura
SIMETRIA Arte e Comunicação desenvolve este site

Clicky Web Analytics
Rio&Cultura