rioecultura rioecultura
Facebook Twitter Pinterest Picasa Instagram
EXPOSIÇÕES EVENTOS LOCAIS CULTURAIS COLUNISTAS ARTIGOS MATÉRIAS NOTÍCIAS INSTITUCIONAL COLABORADORES CONTATO
TRANSLATE THIS WEBSITE
EXPOSIÇÃO
voltar para a página anterior
A Pintura em Pânico – Fotomontagens de Jorge de Lima
rioecultura : EXPO A Pintura em Pânico – Fotomontagens de Jorge de Lima : CAIXA Cultural Rio <br>[Unidade Almirante Barroso]
ABERTURA:
15 de março de 2010
ENCERRAMENTO:
2 de maio de 2010
LOCAL:
CAIXA Cultural Rio
[Unidade Almirante Barroso]

Avenida Almirante Barroso, 25
Centro
(21) 2544-4080
FUNCIONAMENTO:
De 3ª feira a domingo, das 10h às 21h
INGRESSO:
Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.
compartilhe  |  Comente |  Ler comentários   voltar para a página anterior  subir
 
A exposição reúne as fotomontagens feitas por Jorge de Lima entre os anos de 1930 e 1940 e que foram publicadas no livro “A Pintura em Pânico” (1943), que dá nome à exposição. “Trata-se de uma obra raríssima que permanecia desconhecida e praticamente inacessível, apesar do seu importante papel na nossa história da arte, pelo fato de ser fundadora das práticas fotográficas experimentais no Brasil.

Outros artistas brasileiros, como Geraldo de Barros, José Oiticica Filho e Athos Bulcão, que se dedicaram à fotografia experimental a partir do final dos anos 40, já tiveram sua obra largamente reconhecida”, explica a curadora Simone Rodrigues, que é Mestre em História Social da Cultura pela PUC-RJ e pesquisadora da história da Fotografia.

As imagens resgatam a memória do livro “A Pintura em Pânico” (cujos originais se perderam) e, para serem expostas, passaram por um processo de restauração cuidadoso, com técnicas especializadas para impressão fotográfica digital em preto e branco. A mostra exibirá também ampliações feitas a partir de 11 originais que sobreviveram nos arquivos de Mário de Andrade e que se encontram atualmente no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP).



Dois vídeos sobre a vida e a obra de Jorge de Lima poderão ser assistidos pelo público: o documentário “O Grande Circo Místico” (23m55s, 1977, CTAV-Embrafilme), dirigido por João Carlos Horta e premiado como melhor curta nacional no Festival de Gramado de 1978, além de um vídeo inédito, produzido exclusivamente para a mostra e que reúne entrevistas com Maria Thereza Alves Jorge de Lima (filha do artista), e depoimentos de especialistas em sua obra, como Fábio de Souza Andrade, Gênese Andrade (ambos professores da USP) e Marco Lucchesi (professor da UFRJ).

A exposição traz ainda um ateliê permanente que será montado para realização de oficinas de fotomontagens, aberto ao público de qualquer idade que queira realizar sua própria experiência através dos recursos de recorte e colagem. O participante ficará com os originais dos trabalhos, que serão digitalizados e ficarão expostos na galeria em forma de slide show.



Sobre o artista

Jorge de Lima é autor de uma obra extensa que atravessou diversas fases e estilos, desde sua estreia neoparnasiana, com os XIV Alexandrinos (1914), até seu último poema épico lírico, A Invenção de Orfeu (1952), passando pelos versos livres de A Túnica Inconsútil (1938), entre outros tantos títulos.

Além de se dedicar ao desenho, à pintura e à escultura, foi o primeiro artista brasileiro a produzir fotomontagens, tendo sido influenciado pelo Surrealismo. O artista caracterizou-se por uma investigação incansável de temas e formas fundamentais da brasilidade, moldando-as de acordo com sua visão de mundo influenciada também pela mística cristã.

Desde 1938, algumas imagens da série já haviam sido publicadas em jornais e revistas como O Cruzeiro, Dom Casmurro e O Estado de São Paulo, tendo causado um misto de surpresa e escândalo junto ao público da época. Em entrevistas, o autor declarou sua admiração pelo trabalho de Max Ernst, famoso artista surrealista alemão que lhe serviu de inspiração.

Regionalista e universal, popular e erudito, clássico e moderno, o caráter multifacetado de suas criações literárias desafia até hoje a compreensão por parte da crítica. Somam-se a isso as suas criações como artista plástico. Uma faceta não menos significativa, apesar de pouco conhecida.



FICHA TÉCNICA

Coordenação geral e curadoria: Simone Rodrigues.
Visita guiada: 7 de abril, às 18:30h, com a curadora Simone Rodrigues.
Lançamento do catálogo: 29 de abril, às 18h
(O catálogo será distribuído gratuitamente a todos que comparecerem ao evento).
Mesa Redonda: 29 de abril, às 19h, com o tema “O Surrealismo na Poética de Jorge de Lima e a Fotografia Moderna no Brasil”.
Participação de Ângela Magalhães, José Niraldo de Farias e Simone Rodrigues.
Classificação: Livre
Entrada franca
Acesso para portadores de necessidades especiais.

Participação da Mesa Redonda: Angela Magalhães - Foi coordenadora de exposições do Instituto Nacional de Fotografia da Funarte. É uma das autoras do livro “Fotografia no Brasil: um olhar das origens ao contemporâneo” (2004, Funarte/Ministério da Cultura)
Participação na Mesa Redonda: José Niraldo de Farias – Considerado um dos mais importantes estudiosos de Jorge de Lima; professor do curso de Letras e vice reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); autor de “O Surrealismo na Poesia de Jorge de Lima”, (2003, Editora da PUC-RS).

Imagens: Arquivo do IEB-USP — Fundo Mário de Andrade.
Restauração das Imagens: Cesar Barreto
compartilhe  |  Comente |  Ler comentários   voltar para a página anterior  subir
 
Relação de Exposições Temporárias
Relação de Exposições de Longa Duração

EXPOSIÇÕES Encerradas

Desde outubro de 2008 várias exposições passaram pelo Rio&Cultura. Você pode conferir a lista de exposições que saíram de cartaz, mas permanecem registradas.
EXPOSIÇÕES
Busca
[por Nome de Exposição]
[por Data de Encerramento]
[por Local]
[por Bairro]
Divulgue

Seu nome:
Comentário:


eu adorei as fotos
  Postado por: cristielle


Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem para o(a) amigo(a):
Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
ATENÇÃO
Antes de efetuar o convite, verifique se todos os campos estão preenchidos corretamente.


Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem para o(a) amigo(a):
Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
ATENÇÃO
Antes de efetuar a indicação, verifique se todos os campos estão preenchidos corretamente.

  voltarsubir
© Copyright 2008-2013 Rio&Cultura
SIMETRIA Arte e Comunicação desenvolve este site

Clicky Web Analytics
Rio&Cultura