Com Luz [coletiva]
rioecultura : EXPO Com Luz [coletiva] : Galeria Anna Maria Niemeyer<br> [Baixo Gávea]
Compartilhar
Abertura: 17 de março de 2010
Encerramento: 30 de abril de 2010



Com curaqdoria do artista João Carlos Goldberg, a coletiva intulada "Com Luz" se contrapõe a idéia do aluno como um ser "sem luz", é uma coletiva composta por seis integrantes – Anamaria Reis, Anna Helena Cazzani,Carlos Kaique, Fátima Villarin, Marcos Duarte e Pilar Rocha – da Oficina 3D da Escola de Artes Visuais do Parque Lage que, pela trajetória, já demonstram possuir luz própria.

A iniciativa da Galeria Anna Maria Niemeyer faz parte de uma série de eventos que se repetem há anos e demosntram a seriedade e o compromisso com a jovem arte atual. A parceria informal com a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, grande celeiro de novos valores, amplia a importância deste tipo de ação.



"É muito importante este comprometimento da Galeria com a cultura, de apoiar novas produções. Realmente, é uma grande oportunidade para este grupo iniciar um percurso profissional na área de artes com uma exposição num espaço como a Galeria Anna Maria Niemeyer", afirma entusiasmado João Carlos Goldberg.

Fazem parte da mostra cerca de 10 obras que englobam esculturas esculpidas em madeira maciça, desenhos no espaço, fotografias e objetos trabalhados com materiais diversos (linho, aço, corda). Todos os trabalhos são tridimensionais. "Com Luz" aposta na diversidade de pensamentos, propostas, procedimentos, técnicas e materiais que caracterizam a atual produção de arte no Rio de Janeiro.

Goldberg, que possui um considerável currículo, elaborou esta exposição inédita para convidar o público a pensar trazendo à luz novas idéias. "Trabalhamos a arte como pensamento e não como técnica. A técnica vem depois para ajudar a materializar o pensamento", filosofa.

 

Mais sobre o artista e curador

João Carlos Goldberg começou a expor em 1967. Durante estes 43 anos, apresentou mais de 100 exposições entre mostras individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Fez pós graduação em Tecnologia Pré-histórica, em Paris–França (1984-1986). Além de lecionar artes em Museus, Universidades e Escola de Artes, foi Diretor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (1991-1993), onde hoje ministra alguns cursos, entre eles "Estudos do Espaço" e "Conversando sobre escultura, objeto etc e tal (com ênfase no etc e tal)".

Foi curador de diversas exposições, como: NEW IDEAS – Medialia Gallery, Nova Iorque - EUA (2005), NEW IDEAS – The University of the Arts, Philadelphia - EUA (2006), NEW IDEAS – Faculdade de Belas Artes, Lisboa - Portugal (2006), NEW IDEAS – Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro (RJ) - Brasil (2006). Goldberg teve, ainda, participações em Júris, Comissões de Premiação e Seleção. Recebeu 10 prêmios, entre eles, Prêmio-aquisição O Globo, Salão da Bússola, Rio de Janeiro (RJ) - Brasil (1969), Prêmio Pré-Bienal, Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo (SP) - Brasil (1970), Troféu Victor Brecheret-Prêmio Lei Sarney à Cultura Brasileira – Destaque no Ano na Area de Artes Plásticas-Destaque Esculturas –, Porto Alegre (RS)-Brasil (1987)  e 40º Premiação Anual IAB, Instituto de Arquitetos do Brasil, Rio de Janeiro (RJ) - Brasil (2002).



  Impressões de cada artista sobre suas obras

Anamaria Reis (fotografia em caixa de acrílico e espelho) "Meu desejo foi criar imagens para refletir o corpo, o dorso, as pernas e os pés em movimento. Dois corpos na sua intimidade, bem juntos, músculos, pele e pêlo. Formas sensuais, refletidas na extremidade da superfície de espelhos, dentro da tridimensionalidade da caixa de acrílico".

Ana Helena Cazzani (desenhos com cordas no espaço)
"O desenho é feito com a linha no espaço. Esta se materializa, livre de uma representação figurativa, ativando o vazio e integrando-o a obra: sistema que se constitui nos movimentos e ritmos das relações da linha consigo mesma, com seus vazios, sua fixação e amarrações. A cada vez instalado, o trabalho ganha uma forma diferente da anterior. Registro provisório de gestos e pensamentos, a linha se movimenta..."

Carlos Kaique (materiais diversos como aço, carbono, cordas e travesseiros)
"Participe! Essa é uma experiência artística aberta; relacional, que se pretende transformativa. Venha deixar aqui o seu olhar".

Fátima Villarin (materiais diversos como borracha, aço inox e objetos pontudos)
"A utilização de materiais pontiagudos no meu trabalho vem de experiências vivenciadas por mim. São espinhos que penetram no meu corpo como limoeiro espinhento que abracei quando criança: são agulhas, rebites e alfinetes decorrentes desta memória. Pesquiso também as possibilidades tácteis da borracha, anexando metais – aço e inox. A oposição que se estabelece entre estes materiais e suas características – duro, contundente agressivo, macio, suave transparente ou opaco – se transporta para minha escultura".

Marcos Duarte (esculturas em madeira)
"Articulações. Resultado da minha experiência no convívio com a madeira, tanto na floresta quanto na marcenaria, meu trabalho explora as possibilidades da presença explícita do material. A forma determinada pela própria natureza articula-se com a técnica escultórica. Exalto a natureza original como uma higiene da percepção, capaz de catalisar e ampliar nossas faculdades de sentir, pensar e agir".

  Pilar Rocha (fotografia em tecido)
"Meu trabalho caminha para a pesquisa e produção da imagem como traço pulsante de algo já passado, o poder de emanação presente nos rastros, nos vestígios. Costuro a memória como uma colcha de retalho, criando universos ficcionais. Gosto da idéia de tecer uma rede de infinitas possibilidades (técnica e poética), ir construindo meus labirintos e templos a partir de fragmentos esquecidos, ou como Manoel de Barros queria construir uma ruína para abrigar abandono".
Local:
Galeria Anna Maria Niemeyer
[Baixo Gávea]

Praça Santos Dumont, 140 loja A
Gávea
(21) 2540-8155

Funcionamento:
De 3ª a 6ª feira, das 12h às 21h
Sábado e domingo, das 14h às 18h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.