rioecultura rioecultura
Facebook Twitter Pinterest Picasa Instagram
EXPOSIÇÕES EVENTOS LOCAIS CULTURAIS COLUNISTAS ARTIGOS MATÉRIAS NOTÍCIAS INSTITUCIONAL COLABORADORES CONTATO
TRANSLATE THIS WEBSITE
EXPOSIÇÃO
voltar para a página anterior
De Corpo Inteiro [Darel Valença Lins]
rioecultura : EXPO De Corpo Inteiro [Darel Valença Lins] : CAIXA Cultural Rio <br>[Unidade Almirante Barroso]
ABERTURA:
21 de junho de 2010 (para convidados e imprensa)
22 de junho de 2010 (para grande público)
ENCERRAMENTO:
1 de agosto de 2010
LOCAL:
CAIXA Cultural Rio
[Unidade Almirante Barroso]

Avenida Almirante Barroso, 25
Centro
(21) 2544-4080
FUNCIONAMENTO:
De 3ª feira a domingo, das 10h às 21h
INGRESSO:
Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.
compartilhe  |  Comente |  Ler comentários   voltar para a página anterior  subir
 
Com curadoria de Sérgio Pizoli, a mostra apresenta ao público pinturas, gravuras e desenhos, estudos preparativos e cadernos de anotações de Darel, que contribuíram para a produção artística durante seis décadas de atuação, passando por várias fases e temas recorrentes. São anjos e máquinas, cidades e mulheres, ilustrações e cartazes, enfim, a história desse importante artista contada em traços, cores, equilíbrio, técnicas e formas.

rioecultura : EXPO De Corpo Inteiro – Darel pinturas gravuras desenhos
Título da obra: s/título
técnica mista s/papel
Data: 1964 Assinada
Dimensões: V-28,5cm e H-45cm


A curadoria parte de uma proposta não cronológica, mas com rebatimento dos temas e suas recorrências: é o caso da figura humana do final dos anos 40, gravada em preto e branco, e sua reaparição, quase 30 anos depois, em desenhos fortes e coloridos.

Mesmo assim, todas as décadas estão representadas com seus trabalhos mais expressivos. Há o desenho que Goeldi, amigo e professor, selecionou para que o artista se apresentasse ao conselho da Bienal de São Paulo, o que garantiu sua participação na Mostra.

A exposição traz também o lado peregrino do artista em obras produzidas em suas passagens pela Europa, quando viajou através do prêmio de melhor desenhista do Salão Nacional de Arte Moderna de 1959, onde iniciou as séries de paisagens e cidades.

rioecultura : EXPO De Corpo Inteiro – Darel pinturas gravuras desenhos
Título da obra: s/título
técnica mista s/papel - aquarela e nanquim
Data: 1960 Assinada
Dimensões: V-24,2cm e H-31,5cm


Chegamos até a produção recente, quando o artista, sempre moderno e atuante, trabalha com digigrafias que, após impressas, são retrabalhadas manualmente, em diversas técnicas, não importando nem a dimensão da obra, nem se o suporte é a tela ou o papel. O resultado é surpreendente e demonstra que Darel está em plena forma, estética e física.

Os visitantes terão a oportunidade de apreciar a diversidade de técnicas e temas da sua produção: o processo criativo e o passo a passo do atelier, desde os primeiros esboços, até os desenhos finalizados e assinados de todas as suas fases; as várias impressões de uma litografia; vitrines com recortes, fotografias, cadernos de viagem e catálogos antigos que demonstram sua atividade em décadas de trabalho.

Darel Valença Lins (Palmares, PE, 1924)
rioecultura : EXPO De Corpo Inteiro – Darel pinturas gravuras desenhos

Desenhista, gravador, pintor e professor de artes.
Foi aprendiz de desenho técnico no Escritório da Usina Grande de Catende, em Pernambuco (1937). Transferiu-se para Recife, frequentando a Escola de Belas Artes local (1941/42). Iniciou seus estudos de gravura no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro com Henrique Oswald (1948). Por essa época, conheceu Oswaldo Goeldi, mestre e conselheiro, de quem recebeu conhecimentos técnicos e humanos. No início dos anos 50, interessou-se pelas técnicas litográficas, montando atelier na Lapa, Rio de Janeiro, para ensino e divulgação da litografia como expressão artística. Dedicou-se intensamente à ilustração de jornais, revistas e obras literárias e ao ensino das artes gráficas: Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro; Museu de Arte de São Paulo e Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo. Com o prêmio de viagem (Salão Nacional de Arte Moderna - 1957) permaneceu dois anos na Europa, quando conheceu Giorgio Morandi. Gravador entusiasta, intensificou a produção de sua obra gráfica, a partir de sua vivência europeia; logo, volta-se para o desenho, produzindo paisagens urbanas num grafismo ágil, evocando edifícios, ruas e casarios. No período de 85, a figura humana reaparece em seus trabalhos, numa atmosfera erótica e profunda, com a presença constante da cor. Tem realizado individuais e participa de salões e coletivas no Brasil e no exterior, recebendo importantes premiações.

rioecultura : EXPO De Corpo Inteiro – Darel pinturas gravuras desenhos
Título da obra: s/título
técnica mista s/papel
Data: s/d Assinada
Dimensões: V-76cm e H-57cm
compartilhe  |  Comente |  Ler comentários   voltar para a página anterior  subir
 
Relação de Exposições Temporárias
Relação de Exposições de Longa Duração

EXPOSIÇÕES Encerradas

Desde outubro de 2008 várias exposições passaram pelo Rio&Cultura. Você pode conferir a lista de exposições que saíram de cartaz, mas permanecem registradas.
EXPOSIÇÕES
Busca
[por Nome de Exposição]
[por Data de Encerramento]
[por Local]
[por Bairro]
Divulgue

Seu nome:
Comentário:


Seja o primeiro a comentar!
Escreva ao lado sua opinião.

Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem para o(a) amigo(a):
Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
ATENÇÃO
Antes de efetuar o convite, verifique se todos os campos estão preenchidos corretamente.


Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem para o(a) amigo(a):
Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
ATENÇÃO
Antes de efetuar a indicação, verifique se todos os campos estão preenchidos corretamente.

  voltarsubir
© Copyright 2008-2013 Rio&Cultura
SIMETRIA Arte e Comunicação desenvolve este site

Clicky Web Analytics
Rio&Cultura