Waltercio Caldas
rioecultura : EXPO Waltercio Caldas : Anita Schwartz Galeria de Arte
Compartilhar
Abertura: 15 de setembro de 2010 [para convidados]
16 de setembro de 2010 [para o público]
Encerramento: 13 de novembro de 2010

A mostra individual do artista Waltercio Caldas ocupa todo o espaço expositivo da galeria com esculturas de grande e médio porte e trabalhos em papel, todos recentes e inéditos.

A obra de Waltercio Caldas também poderá ser vista no MAM Rio de Janeiro, até 31.10.2010. No MAM, será feito um recorte da obra do artista, que abrange sua produção desde os anos 1970 até 2009.

rioecultura : EXPO Waltercio Caldas : Anita Schwartz Galeria
foto de Paulo Costa

Na Anita Schwartz Galeria, é apresentada a produção recente e atual do artista. Dessa forma, pela primeira vez curadores e colecionadores internacionais, que vêm ao Brasil por ocasião da Bienal de São Paulo e que geralmente visitam o ateliê do artista, poderão ver o conjunto de sua obra em duas grandes exposições públicas, na Anita Schwartz Galeria e no MAM Rio.

No espaço principal da galeria, o “cubão branco”, com sete metros de altura e 200 metros quadrados de área, estarão cinco esculturas de grande porte. Uma delas é recente, feita este ano, e nunca foi mostrada. As outras quatro são inéditas no Brasil, e só foram vistas em exposições realizadas recentemente na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, em Madri, em Los Angeles. As demais obras foram feitas este ano, e nunca vistas.

Na sala menor no térreo, estarão pequenos objetos de papel, “como um prefácio da exposição”, diz Waltercio. No segundo andar expositivo haverá oito objetos de papel na parede, que se relacionam com quatro desenhos e outros objetos também em papel, dentro de uma vitrine.

rioecultura : EXPO Waltercio Caldas : Anita Schwartz Galeria
foto de Vicente de Mello

Este momento especial, em que está com duas importantes exposições simultâneas, é visto com alegria pelo artista. “Cada novo trabalho realizado revigora minha expectativa sobre o uso da transparência nas esculturas. Quando percebi que existiam camadas na transparência tudo ficou mais simples. Estas duas mostras no Rio se complementam, posso mesmo dizer que as peças expostas na galeria são a seqüência lógica do que se vê em ‘Salas e Abismos’.

A situação de um objeto no espaço e suas respectivas sugestões espaciais na percepção dos ambientes sempre me interessou. Nestas duas exposições continuo a perseguir minhas obsessão preferida: a de construir um objeto que se assemelhe ao lugar que ocupa. E gostaria de alcançar este objetivo utilizando recursos rítmicos e musicais das matérias. Algo assim como um labirinto de nuances”, declara.

Em um embate diário com o seu próprio fazer artístico, Waltercio Caldas diz que é um artista “de uma só fase, mas... tomo o cuidado para que esta fase esteja sempre no principio”, brinca”. “Pensar o presente e sua dinâmica, sempre atento às questões e desafios que se colocam agora” é o que move o artista. Para ele, o artista não pode estar submisso a temas ou demandas externas, apenas para parecer atual.

rioecultura : EXPO Waltercio Caldas : Anita Schwartz Galeria
foto Galeria Elvira González (Madri)

“Os artistas que experimentam a tensão produtiva entre a emoção e o pensamento não podem, em nome de uma suposta empatia com esta ‘cultura de resultados’ abrir mão da linguagem nem de suas prerrogativas subjetivas”, afirma. “Ser contemporâneo é se colocar à prova sempre”, diz. “Se existe alguma função para os artistas, esta deveria ser a de melhorar a qualidade do desconhecido”.
Local:
Anita Schwartz Galeria de Arte
Rua José Roberto Macedo Soares, 30
Gávea
(21) 2274-3873 /

Funcionamento:
Segunda a sexta, das 10h às 19h
Sábados das 12h às 18h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.