rioecultura rioecultura
Facebook Twitter Pinterest Picasa Instagram
EXPOSIÇÕES EVENTOS LOCAIS CULTURAIS COLUNISTAS ARTIGOS MATÉRIAS NOTÍCIAS INSTITUCIONAL COLABORADORES CONTATO
TRANSLATE THIS WEBSITE
EXPOSIÇÃO
voltar para a página anterior
Pioneiros & Empreendedores – A Saga do Desenvolvimento no Brasil
rioecultura : EXPO Pioneiros & Empreendedores – A Saga do Desenvolvimento no Brasil : Museu Histórico Nacional (MHN)
ABERTURA:
29 de setembro de 2010
ENCERRAMENTO:
28 de novembro de 2010
LOCAL:
Museu Histórico Nacional (MHN)
Praça Marechal Âncora, s/n
Centro
(21) 2550-9221
FUNCIONAMENTO:
De 3ª a 6ª feira, das 10h às 17h
Sábado, domingo e feriado, das 14h às 18h
INGRESSO:
exposições permanentes do museu:
R$10 [inteira]
R$5 [meia] para estudantes e maiores de 60 anos

Entrada franca aos domingos e para menores de 5 anos, funcionários do IPHAN, alunos e professores das escolas públicas do governo, maiores de 65 anos, guias de turismo e estudantes de museologia.

Em caso de exposições temporárias, consultar o valor do ingresso por exposição.
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.
compartilhe  |  Comente |  Ler comentários   voltar para a página anterior  subir
 
Destacar a memória do empreendedorismo pioneiro no Brasil, fundamental para o desenvolvimento econômico dos dois últimos séculos. Desta premissa nasceu a exposição “Pioneiros & Empreendedores – A Saga do Desenvolvimento no Brasil”, em cartaz no Museu Histórico Nacional até 28 de novembro, com patrocínio da Nestlé e de outras grandes empresas e realização da Expomus e da USP. Originada do projeto editorial que leva o mesmo título, de autoria do Professor Jacques Marcovitch, também curador da exposição, a instalação museológica convida a população a conhecer de perto a trajetória de 24 empresários que marcaram o progresso econômico do País. A exposição tem apoio do MinC, por meio da Lei Rouanet.

Com o objetivo fundamental de elucidar características pedagógicas do pioneirismo e suas respectivas repercussões contemporâneas, a exposição tem forte apelo junto ao público jovem, principalmente universitários. Ao mesmo tempo, por aproximar teorias empreendedoras da contemporaneidade, o evento também se torna interessante para empresários brasileiros, bem como para o público geral.

Conhecimentos relacionados aos legados e às principais realizações de pioneiros como Barão de Mauá, Francisco Matarazzo, Julio Mesquita, José Ermírio de Moraes, Roberto Marinho, entre outros, poderão ser ampliados por meio da exposição. Cinco módulos distintos compõem o roteiro interativo de “Pioneiros & Empreendedores – A Saga do Desenvolvimento no Brasil”: O encontro com os pioneiros e seus empreendimentos, Os pioneiros e o Brasil, Os percursos e as ações dos pioneiros, Diálogos entre os pioneiros e Os pioneiros, os empreendimentos e nós.

Além de compreender a trajetória dos pioneiros, destacando a condição de superação em diversos contextos, a exposição vai além e propõe diálogos entre tempos e espaços diferentes, tomando por base o discurso de empresários que marcaram épocas distintas, no módulo chamado “Diálogo entre os pioneiros”.

No espaço denominado “O encontro com os pioneiros e seus empreendimentos”, os visitantes poderão se sentir mais íntimos em relação ao legado dos personagens: ao se aproximar de suas silhuetas, montadas em tamanho próximo ao real, será possível ouvir frases relativas a essas trajetórias.

Em “Percursos e Ações dos Pioneiros”, será disponibilizado um grande mapa indicativo sobre os caminhos históricos da inovação no Brasil, incluindo também a importante influência de outros países.

Projeto Educativo
Com foco no enriquecimento da experiência do publico jovem na exposição “Pioneiros & Empreendedores – A Saga do Desenvolvimento no Brasil” foi desenvolvido um conjunto de ações educativas que busca, prioritariamente, enfatizar o pioneirismo como um valor para a sociedade contemporânea, assim como a preservação da memória dos pioneiros biografados. Nessa linha, o programa prevê a realização de ações educacionais que reforçam a importância do passado histórico como referência para a construção de perspectivas futuras. Roteiros de visitas específicos para diferentes faixas etárias também foram criados, a fim de direcionar o interesse dos variados públicos. Jogos e pequenas histórias sobre a infância dos pioneiros agregam o conteúdo dos roteiros voltados às crianças e jovens. Agendamento de grupos e escolas pelos telefones 21-25509260/61 ou 62.
compartilhe  |  Comente |  Ler comentários   voltar para a página anterior  subir
 
Relação de Exposições Temporárias
Relação de Exposições de Longa Duração

EXPOSIÇÕES Encerradas

Desde outubro de 2008 várias exposições passaram pelo Rio&Cultura. Você pode conferir a lista de exposições que saíram de cartaz, mas permanecem registradas.
EXPOSIÇÕES
Busca
[por Nome de Exposição]
[por Data de Encerramento]
[por Local]
[por Bairro]
Divulgue

Seu nome:
Comentário:


Seja o primeiro a comentar!
Escreva ao lado sua opinião.

Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem para o(a) amigo(a):
Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
ATENÇÃO
Antes de efetuar o convite, verifique se todos os campos estão preenchidos corretamente.


Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem para o(a) amigo(a):
Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
ATENÇÃO
Antes de efetuar a indicação, verifique se todos os campos estão preenchidos corretamente.

  voltarsubir
© Copyright 2008-2013 Rio&Cultura
SIMETRIA Arte e Comunicação desenvolve este site

Clicky Web Analytics
Rio&Cultura