Janelas transitórias [Ricardo Fasanello]
rioecultura : EXPO Janelas transitórias [Ricardo Fasanello] : Galeria da Gávea
Compartilhar
Abertura: 14 de outubro de 2010
Encerramento: 30 de novembro de 2010

rioecultura : EXPO Janelas transitórias [Ricardo Fasanello]

Capturar o momento, tornar permanente o exato segundo em que a câmera dispara. Esta é a máxima da fotografia. O fotógrafo Ricardo Fasanello seguiu por outros trilhos em sua nova exposição. Libertou o tempo, descongelou o instante do clique e abriu as janelas de sua câmera para o imprevisível.

O resultado são as 23 fotografias que integram a exposição Janelas Transitórias, a partir de 14 de outubro na Galeria da Gávea: o ponto de vista de quem olha pela janela de um trem em movimento. E que nem sempre – ou quase nunca – registra o que buscou inicialmente.

O trem, antes mesmo do cinema, foi quem deu ao homem a sensação de transmissão de uma imagem – enquadrada – em movimento. Como frames de um filme passando diante dos olhos. “Faço esse paralelo entre a janela do trem e a câmera. De dentro do vagão, escolho o que fotografar, mas ao disparar a câmera a imagem daquele segundo já passou, ficou pra trás na paisagem. A exposição trabalha o tempo todo com o imponderável”, explica Fasanello, que iniciou o projeto em 2006, ao fazer uma inesperada viagem de trem (de 17 horas!) de Miami para Nova York. Esta foi a primeira janela que transitou diante de sua câmera.

rioecultura : EXPO Janelas transitórias [Ricardo Fasanello]

De lá para cá, o conceito do trabalho foi se modificando, como a paisagem que atravessou seu caminho na França, nos Estados Unidos, na Alemanha e na Inglaterra – países retratados na exposição. Até mesmo o “erro” – ou o que se poderia chamar de erro – está incorporado.

Mais do que isso: um reflexo de luz no vidro, a moldura da janela (ou de partes dela) desenquadrada, um adesivo de “não fumar” que se “intromete” no quadro: tudo é a foto. “A linguagem do trabalho absorve essa interferência. Eu não busco a imagem limpa, ao contrário: a imperfeição faz parte da foto e é ela que confere a força do trabalho final”, diz o fotógrafo, que não expõe no Rio desde 2003.

rioecultura : EXPO Janelas transitórias [Ricardo Fasanello]

rioecultura : EXPO Janelas transitórias [Ricardo Fasanello]
Local:
Galeria da Gávea
Rua Marquês de São Vicente, 431, loja A
Gávea
(21) 2274-5200

Funcionamento:
Visitação mediante agendamento

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.