Garrafas que guardam símbolos e sonhos: a arte em areia colorida de Majorlândia
rioecultura : EXPO Garrafas que guardam símbolos e sonhos: a arte em areia colorida de Majorlândia : Sala do Artista Popular - Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP)
Compartilhar
Abertura: 11 de novembro de 2010
Encerramento: 12 de dezembro de 2010

Exposição e venda de garrafas com areia colorida feita por artistas de Marjolândia, em Aracati, no Ceará. A arte de criar as imagens é revelada pela singularidade de um saber que resiste ao tempo, reproduzindo e recriado pelas mãos habilidosas desses artistas.

Majorlândia é considerado local de origem da arte em areia colorida, matéria-prima retirada das falésias, formação geológica encontrada ao longo do litoral do país, mais comum, porém, nos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte. No local, são encontradas cerca de 12 cores naturais de areia, dentre as quais os tons de amarelo, laranja, telha, marrom, bordô e branco, com as quais os artistas criam as imagens dentro das garrafas.

A arte de criar imagens com areia é revelada pela singularidade de um saber que resiste ao tempo e se reproduz e se recria pelas mãos habilidosas dos artistas de Majorlândia, que fazem uma arte ímpar pela forma como trabalham. O processo de criação inicia-se com o artista separando a areia em suas várias cores, para colocá-las dentro das garrafas. Em seguida, com a palheta, passa a dar forma à imagem. O instrumento possui uma das pontas fina como uma agulha, permitindo o traço de detalhes que revelam a criatividade do artista e a singularidade do processo de criação das imagens.
Local:
Sala do Artista Popular - Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP)
Rua do Catete, 179 e 181
Catete
(21) 2285-2545

Funcionamento:
de 3ª a 6ª feira, das 11h às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h

Ingresso:
Entrada Franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.