rioecultura rioecultura
Facebook Twitter Pinterest Picasa Instagram
EXPOSIÇÕES EVENTOS LOCAIS CULTURAIS COLUNISTAS ARTIGOS MATÉRIAS NOTÍCIAS INSTITUCIONAL COLABORADORES CONTATO
TRANSLATE THIS WEBSITE
EXPOSIÇÃO
voltar para a página anterior
Dinah, Caríssima Dinah
rioecultura : EXPO Dinah, Caríssima Dinah : Academia Brasileira de Letras
ABERTURA:
3 de maio de 2011
ENCERRAMENTO:
10 de junho de 2011
LOCAL:
Academia Brasileira de Letras
Avenida Presidente Wilson 203
Castelo
(21) 3974-2500
FUNCIONAMENTO:
Para exposições: de 2ª a 6ª feira, das 10h ás 18h
INGRESSO:
Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.
compartilhe  |  Comente |  Ler comentários   voltar para a página anterior  subir
 
Dinah Silveira de Queiroz, autora, entre outros, do romance “A Muralha” – que virou minissérie da Rede Tupi, em 1961, da Rede Excelsior, em 1968, e da Rede Globo, em 2000 – foi a segunda mulher a ser eleita para a ABL, em 10 de julho de 1980.

Dinah Silveira de Queiroz, uma das mais importantes escritoras de nossa literatura, foi a segunda mulher a honrar esta Casa com sua presença, embora tão pouco tempo, infelizmente, tenha convivido com seus pares. Esperamos que essa minuciosa rememoração de sua obra e sua vida faça reaviver nos leitores brasileiros o interesse por essa fabuladora inata, admirável e múltipla contadora de histórias, notável artista e notável brasileira”, afirmou o Presidente da ABL, Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça.

rioecultura : EXPO Dinah, Caríssima Dinah

A exposição contará, em vitrines, a vida da escritora desde seu nascimento em São Paulo (SP), passando por sua fase como contista, romancista e cronista, terminando com sua atuação como Acadêmica. Os visitantes poderão conhecer a fundo a vida de Dinah Silveira de Queiroz, por intermédio da mostra multimídia, com exibição de filmes, transmissão de programas de televisão, textos, desenhos, pinturas e gravações, inclusive com a da atriz Inez Viana, que lerá a carta que Dinah enviou no dia de seu casamento para seu segundo marido, Embaixador Dário de Castro Alves. Haverá também a mostra de objetos pessoais, além de uma coleção de fotografias inéditas da escritora, primeiras edições de seus livros e textos manuscritos.

Dinah veio se unir, nesta Casa, à Rachel de Queiroz, prima de seu primeiro marido, o advogado e bibliófilo Narcélio de Queiroz. Próximas pela geração, pelo talento e pela arte, próximas continuam em nossa memória, admiração e afeto, pois, neste mesmo espaço que recebeu, até o fim de 2010, a exposição "Rachel de Queiroz, atravessando o século", agora comemoramos os cem anos de nascimento da grande autora de "Floradas na serra" com a exposição de "Dinah, caríssima Dinah"”, disse Marcos Vilaça.

rioecultura : EXPO Dinah, Caríssima Dinah

Sétima ocupante da Cadeira nº 7 da ABL, eleita em 10 de julho de 1980, na sucessão de Pontes de Miranda, Dinah Silveira de Queiroz, romancista, contista e cronista, nasceu em São Paulo (SP) no dia 9 de novembro de 1911, e faleceu no Rio de Janeiro (RJ) em 27 de novembro de 1982. Seu primeiro trabalho literário recebeu o título de “Pecado”, seguido da novela “A sereia verde”. Seu grande sucesso viria em 1939, com o romance “Floradas da serra”, contemplado com o Prêmio Antônio de Alcântara Machado, da Academia Paulista de Letras, e transposto para o cinema em 1955.

Outras obras se seguiram também com grande sucesso. Em 1954, publicou o romance “A muralha”, em homenagem às comemorações dos IV Centenário da Cidade de São Paulo. Ainda nesse ano, a Academia Brasileira de Letras lhe conferiu o Prêmio Machado de Assis, pelo conjunto de sua obra. Em 1957, publicou o volume de contos “As noites do morro do encanto”, e recebeu o Prêmio Afonso Arinos da Academia Brasileira de Letras. A escritora viveu os últimos anos em Lisboa, onde seu segundo marido, o embaixador Dário de Castro Alves, chefiava a representação diplomática do Brasil. Lá, escreveu seu último romance, “Guida, caríssima Guiga”, publicado em 1981.

rioecultura : EXPO Dinah, Caríssima Dinah
compartilhe  |  Comente |  Ler comentários   voltar para a página anterior  subir
 
Relação de Exposições Temporárias
Relação de Exposições de Longa Duração

EXPOSIÇÕES Encerradas

Desde outubro de 2008 várias exposições passaram pelo Rio&Cultura. Você pode conferir a lista de exposições que saíram de cartaz, mas permanecem registradas.
EXPOSIÇÕES
Busca
[por Nome de Exposição]
[por Data de Encerramento]
[por Local]
[por Bairro]
Divulgue

Seu nome:
Comentário:


Pra que gastar muito para ficar Bonita? o Oferta do Salim se preocupa com você e traz um tratamento completo por apenas 39,00 Oferta do dia:Corte - Escova Hidratação, Massagem Capilar - Pé e Mão. Cabelo liso e hidratado com 74% de desconto! pertinho do metro Uruguaiana Seja mais feliz vá ate la e compre uma http://ofertadosalim.com
  Postado por: Salim


Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem para o(a) amigo(a):
Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
ATENÇÃO
Antes de efetuar o convite, verifique se todos os campos estão preenchidos corretamente.


Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem para o(a) amigo(a):
Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
ATENÇÃO
Antes de efetuar a indicação, verifique se todos os campos estão preenchidos corretamente.

  voltarsubir
© Copyright 2008-2013 Rio&Cultura
SIMETRIA Arte e Comunicação desenvolve este site

Clicky Web Analytics
Rio&Cultura