rioecultura rioecultura
Facebook Twitter Pinterest Picasa Instagram
EXPOSIÇÕES EVENTOS LOCAIS CULTURAIS COLUNISTAS ARTIGOS MATÉRIAS NOTÍCIAS INSTITUCIONAL COLABORADORES CONTATO
TRANSLATE THIS WEBSITE
EXPOSIÇÃO
voltar para a página anterior
José Guilherme Merquior, Crítico de idéias
rioecultura : EXPO José Guilherme Merquior, Crítico de idéias : Academia Brasileira de Letras
ABERTURA:
19 de julho de 2011
ENCERRAMENTO:
31 de agosto de 2011
LOCAL:
Academia Brasileira de Letras
Avenida Presidente Wilson 203
Castelo
(21) 3974-2500
FUNCIONAMENTO:
Para exposições: de 2ª a 6ª feira, das 10h ás 18h
INGRESSO:
Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.
compartilhe  |  Comente |  Ler comentários   voltar para a página anterior  subir
 
A exposição mostrará, por intermédio de livros, fotos e textos, as características principais do homenageado, divididas em Crítica, Estética, Cultura e Política.

"Era um homem atento e apreciador do dia-a-dia da vida política, não da grande reflexão das teorias políticas, mas do curso aparentemente menor da infantaria, do combate corpo a corpo que se tem na vida pública e na militância partidária. Conversávamos frequentemente pelo telefone e toda aquela energia, toda aquela sabedoria, toda aquela força de provocação que brotava dos seus pensamentos, das suas análises, me enriqueciam verdadeiramente, e, muitas vezes, terminado o telefonema, me perguntava: Como é que ele está tão distante e sabe tão bem as coisas que estão aqui muito mais próximas de nós? Pelo seu talento e pela sua visão do mundo. Esse gosto pela política era um ponto a mais que nos aproximava, além daquele de louvar a pernambucanidade e de ser um defensor da obra de Gilberto Freyre, coisa que me emociona”, afirmou o Presidente da ABL, Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça.

Na ABL, José Guilherme Merquior foi o quarto ocupante da Cadeira 36, eleito em 11 de março de 1982. Ele nasceu no Rio de Janeiro no dia 22 de abril de 1941 e faleceu na mesma cidade em 7 de janeiro de 1991. Sua formação universitária foi das mais brilhantes e completas, tendo juntado os títulos mais diversificados, a começar pelo licenciamento em Filosofia (1962); Bacharel em Direito (1963); diploma do curso de preparação à carreira diplomática (1963); aluno titular do Seminário de Antropologia do College de France (1966 a 1970); Doutor em Letras pela Universidade de Paris (1972); PhD em Sociologia pela London School of Economics and Political Science (1978); e Curso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco (1979). Ministrou conferências sobre Arte, Literatura, Filosofia, Sociologia, Semiologia e História da Civilização.

Como Diplomata exerceu suas funções em Brasília, Paris, Bonn, Londres e Montevidéu. Deixou publicados, entre outros, os seguintes livros: “Razão do poema”; “Arte e sociedade em Marcuse, Adorno e Benjamin”; “A astúcia de mimese”; “Saudades do carnaval”; “Formalismo e tradição moderna”; “Verso e universo de Drummond”; “De Anchieta a Euclides”; “O fantasma romântico e outros ensaios”; “As ideias e as formas”; “A natureza do processo”; “O argumento liberal”; “O elixir do Apocalipse”; e “O estruturalismo dos pobres e outras questões”.
compartilhe  |  Comente |  Ler comentários   voltar para a página anterior  subir
 
Relação de Exposições Temporárias
Relação de Exposições de Longa Duração

EXPOSIÇÕES Encerradas

Desde outubro de 2008 várias exposições passaram pelo Rio&Cultura. Você pode conferir a lista de exposições que saíram de cartaz, mas permanecem registradas.
EXPOSIÇÕES
Busca
[por Nome de Exposição]
[por Data de Encerramento]
[por Local]
[por Bairro]
Divulgue

Seu nome:
Comentário:


Seja o primeiro a comentar!
Escreva ao lado sua opinião.

Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem para o(a) amigo(a):
Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
ATENÇÃO
Antes de efetuar o convite, verifique se todos os campos estão preenchidos corretamente.


Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem para o(a) amigo(a):
Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
ATENÇÃO
Antes de efetuar a indicação, verifique se todos os campos estão preenchidos corretamente.

  voltarsubir
© Copyright 2008-2013 Rio&Cultura
SIMETRIA Arte e Comunicação desenvolve este site

Clicky Web Analytics
Rio&Cultura