Cotidiano e Mobilidade
rioecultura : EXPO Cotidiano e Mobilidade : Parque Lage
Compartilhar
Abertura: 22 de julho de 2011
Encerramento: 28 de agosto de 2011

Organização do Núcleo de Arte e Tecnologia da EAV-Parque Lage e possui obras de onze artistas: Bia Amaral, Giodana Holanda, Jac Siano, Joy Till, Juana Amorim, Juliana Franklin, Leandra Lambert, Lia Sarno, Lídice Matos, Marianna Olinger e Tania Queiroz. São vídeos, imagens fotográficas e digitais, e instalações. Já a segunda, além de mostrar trabalhos atuais dos artistas Carli Portella, Lia do Rio, Monica Mansur, Nelson Augusto e Pedro Paulo Domingues, conta com a exibição do DVD Dialeto VII - um olhar sobre obras produzidas em 2000.

O Grupo Cotidiano e Mobilidade do NAT_EAV apresenta mapeamentos na interseção entre arte, cotidiano e mobilidade, a partir de registros de percursos urbanos com dispositivos móveis e outros meios artísticos. Pensando os mapas como narrativas – que podem ser imagéticas, textuais e também sonoras –, onze artistas dão visibilidade às suas vivências e reflexões sobre a cidade, apresentando diferentes cartografias do cotidiano. Eles convidam os visitantes a compartilhar seus olhares sobre a cidade.

rioecultura : EXPO Cotidiano e Mobilidade

Sobre os trabalhos de cada artista

Bia Amaral - Graduada em Projeto Gráfico na Escola de Belas Artes, UFRJ, cursou desenho e teoria no MAM-RJ, litografia, serigrafia, fotografia e pintura na Escola de Artes Visuais, e gravura em metal na PUC-Rio. A partir dos anos 80, participou de diversos salões e coletivas no Brasil e exterior. Ministrou cursos de gravura no MAM-Rj, Sesc-Tijuca e Mostra Rio Gravura, em 99. Desde 93, é professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e faz parte da equipe que, em 1998, implantou o Núcleo de Arte e Tecnologia da EAV. Giodana Holanda - Artista visual e arquiteta, com mestrado e doutorado em Design pela PUC-Rio. Professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 1985, onde atua nos Núcleos de Arte e Tecnologia e de Gravuras. Com experiência em gravura, fotografia e imagem digital, tem realizado, na última década, pesquisa em arte e mobilidade e experimentações em arte com mídias móveis e mapeamentos.

Jac Siano - É artista visual, mestre em Processos Artísticos Contemporâneos pela UERJ (2010) e atua como professora no Núcleo de Crianças e Jovens da EAV onde, na década de 1990, inicia sua formação em artes. Em 2006, começa a trabalhar com captura de imagens em espaços públicos, com o intuito de explorar os trânsitos, fluxos e renovação urbana presentes também nos processos de arte. Desde 2004, participa de exposições em diversas cidades do Brasil e conta com artigo publicado na revista Concinnitas 17 (2010) da UERJ.

Joy Till - Arquiteta, é mestre em Design pela PUC-Rio. Atua como artista visual, pesquisadora e designer gráfica, especialmente em projetos de comunicação visual e interfaces digitais. É professora do curso de Design da PUC-Rio e doutoranda em urbanismo no PROURB - FAU-UFRJ, onde vem estudando a comunicação visual no espaço urbano e sua relação com a vida em rede.

Juana Amorim - É cineasta e artista visual, graduada em Comunicação Social pela PUC-Rio em 2007. Como diretora e montadora, produziu curta-metragens, entre ficções, documentários e experimentais. Iniciou sua formação na Escola de Artes Visuais do Parque Lage em 2006 e faz parte do curso de Aprofundamento de 2011. Vive e trabalha no Rio de Janeiro e já participou de algumas exposições coletivas, além de festivais de cinema.

Juliana Franklin - É mestranda do programa de pós-graduação do Instituto de Artes da UERJ. Pesquisa em linguagens transdisciplinares a relação entre desenho, corpo, narrativa e alteridade. Atua há dez anos como contadora de histórias em diversos contextos sociais, atualmente no complexo da Maré. Leandra Lambert - Mestranda em Artes pela UERJ. Graduada em Cinema pela UFF. Atua nas áreas de Música, Artes Plásticas e Cinema, com investigações poéticas multissensoriais e transdisciplinares. Desde os anos 90, realiza experiências com voz, performance, improviso e instrumentos eletrônicos, tendo se apresentado no Circo Voador, FILE, Plano B, etc. Realizou o curta A Obscena Senhora Silêncio, com a escritora Hilda Hilst. Participou de coletivas e eventos no Parque das Ruínas, EAV, UERJ, Blanktape e Zona Franca.

Lia Sarno - Após se formar em Cinema na Universidade Estácio de Sá, mudou-se para Madrid, onde cursou uma especialização em Direção Cinematográfica. Retornou ao Brasil no segundo semestre de 2009, onde iniciou seus estudos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Profissionalmente, atua na área de Produção, trabalhando com Cinema, Teatro e Eventos.

Lídice Matos - Artista visual, educadora e pesquisadora. Arquiteta, mestre em História e Crítica da Arte pela UERJ. Cursos de arte realizados na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Atua como educadora em museus e centros culturais, como professora na EAV e como crítica de arte, tendo participado de seminários, mesas-redondas e publicações especializadas. Atualmente pesquisa a percepção fluida dos fluxos da cidade e produz trabalhos que utilizam meios diversos, especialmente vídeo e fotografia.

Marianna Olinger - Doutoranda em Planejamento Urbano pelo IPPUR/UFRJ, onde pesquisa intervenções públicas e política em favelas do Rio de Janeiro. É aluna da Escola de Artes Visuais desde 2009. No Rio de Janeiro desde 2004, trabalha com política e direitos humanos – experiência que provocou uma inquietação ética e existencial, que a levou a entrega a arte. Pesquisa e experiência vivida a tornaram crítica do funcionalismo abstrato e práticas organizadoras do espaço e da vida social, hegemônicas no planejamento urbano atual.

Tania Queiroz - Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1979) e Especialização em Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985). Desde 1992, participa de exposições. Desde 2007, é Coordenadora de Ensino e professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Local:
Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414
Jardim Botânico
(21) 3257-1800

Funcionamento:
de 3ª a 5ª feira, das 12h às 20h
6ª feira, sábado, domingo e feriado, das 10h às 17h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.