Rock (independente) no Rio
rioecultura : EXPO Rock (independente) no Rio : Centro Cultural Justiça Federal (CCJF)
Compartilhar
Abertura: 27 de setembro de 2011
Encerramento: 13 de novembro de 2011

Fruto de um trabalho que começou em 2007, o livro Niterói Rock Underground (1990-2010) é o ponto de partida para o evento Rock (independente) no Rio.

O evento se propõe a jogar luzes em quem está no underground, fazendo um contraponto com o Rock in Rio, que é um evento mainstream, um grande festival comercial, bem longe das produções realizadas semanalmente no Estado do Rio e, claro, no resto do país.

Quatro dias depois do início do Rock in Rio, o Centro Cultural Justiça Federal sedia uma exposição com imagens da cena independente carioca desde 1990 até os dias de hoje. A abertura tem direito a debate e ao show da banda Canastra.

Com início previsto para às 16h30, o debate gratuito fala sobre cena atual e as perspectivas para os próximos anos. Em seguida, às 19h, acontece a aberta da exposição com imagens raras: capas de fitas demo em k7, fotografias, cartazes, flyers, fanzines e credenciais de festivais independentes. Há venda uma sessão de autógrafos do livro com a presença do Pedro de Luna, coordenador do Arariboia Rock.

Encerrando, às 20h, a banda Canastra faz show no teatro do CCJF.
Capacidade: 146 lugares
Entrada: R$30 [inteira] e R$15 [meia]
Censura: livre

rioecultura : EXPO Rock (independente) no Rio



DETALHES SOBRE O DEBATE

16h30-18h30 – Rock (independente) no Rio: cenário atual e perspectivas com a produtora Lu Sales (ColetivaMente), a pesquisadora Paula Martini (FGV/Estrombo) e o músico Pedro Torres (Áudio Rebel), com mediação do jornalista e gestor cultural Pedro de Luna (Arariboia Rock).

Local: Teatro do CCJF (146 lugares)
Entrada franca
Censura livre

LU SALES
Produtora executiva, idealizadora e produtora do evento Pró Rock Autoral, dedicado à valorização dos artistas independentes junto ao público. Este projeto conta com 7 edições realizadas entre 2009 e 2011. Atualmente é produtora executiva da banda Lado 2 e Coordenadora do Núcleo de Negócios do ColetivaMente, uma iniciativa independente de produção cultural que surgiu a partir da vontade de pessoas interessadas em praticar ações que agregassem princípios de colaboração, autogestão, autonomia e interdependência na produção cultural musical no Rio de Janeiro.

PAULA MARTINI
Pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV-RJ, onde coordena o projeto Estrombo - Novos Modelos de Negócio e Canais de Distribuição para a Indústria da Música (FGV, SEBRAE, BID e Facebook) e colabora com os projetos Creative Commons e Cultura Livre. Sócia-diretora da Martinica Digital, empresa de comunicação digital que desenvolve estratégias nas áreas de cultura e responsabilidade social, focada em novos modelos de negócio e mobilização.

PEDRO TORRES
Pedro tem 29 anos e é formado em Comunicação Social pela PUC-RJ. Foi guitarrista da banda Riveraid e é um dos sócios diretores do Áudio Rebel, um misto de estúdio, loja, hostel e casa de shows, no bairro de Botafogo. Criada há seis anos, a Áudio Rebel já sediou mais de 500 shows, de bandas de quase 20 países diferentes e de mais de 15 estados brasileiros, se tornando o principal pólo de música independente da zona sul.

MEDIADOR - PEDRO DE LUNA
Publicitário, jornalista, gestor cultural e quadrinista. Formado em Comunicação Social pela UFF com MBA em Gestão Cultural (UCAM). É o criador e coordenador geral do coletivo Arariboia Rock, que representa mais de 200 bandas autorais em Niterói, São Gonçalo e arredores. Trabalha para diversos veículos de imprensa como Jornal do Brasil, MTV, Jornal do Rock e International Magazine, além de ter produzido centenas de shows de bandas independentes desde 1996.
Local:
Centro Cultural Justiça Federal (CCJF)
Avenida Rio Branco, 241
Centro
(21) 3261-2550

Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 12h às 19h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.