Afinidades (a escolha do artista)
rioecultura : EXPO Afinidades (a escolha do artista) : CAZA Arte Contemporânea
Compartilhar
Abertura: 7 de março de 2012 de 2012
Encerramento: 30 de março de 2012

rioecultura - EXPO: Afinidades (a escolha do artista)

A exposição Afinidades (a escolha do artista) partiu de um convite de Raimundo Rodriguez, diretor da galeria Caza Arte Contemporânea, ao artista plástico carioca Fábio Carvalho, para que este organizasse um projeto de ocupação da galeria com seus próprios trabalhos, e de artistas convidados.

Fábio Carvalho, com 18 anos de carreira artística, 8 exposições individuais e mais de 80 exposições coletivas no curriculum, e que em novembro do ano passado integrou dois importantes projetos de residência artista em Portugal, o primeiro chamado “Bordallianos Brasileiros”, na Fábrica de Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro, e o segundo na tradicional Fábrica de Porcelana Vista Alegre chamado “Projecto Artistas Contemporâneos”, convidou para esta exposição cinco artistas brasileiros, e quatro portugueses. Fábio Carvalho irá retornar em abril a Portugal, para mais uma residência artística na cidade do Porto, estreitando ainda mais suas relações com aquele país, que neste ano de 2012 celebre o “Ano do Brasil em Portugal”.

Fábio Carvalho, sem necessariamente pensar em seu projeto como uma curadoria, no sentido de eleger um eixo conceitual que antecedesse a escolha dos artistas e dos trabalhos, preferiu fazer suas escolhas a partir de suas afinidades com os artistas, que aí então foram convidados para a exposição.

rioecultura - EXPO: Afinidades (a escolha do artista)

Talvez contagiado pelo espírito da galeria Caza Arte Contemporânea, que tem muito de uma verdadeira casa, onde o anfitrião Raimundo Rodriguez sempre recebe os artistas, suas obras e os visitantes das exposições como quem recebe os amigos em sua própria casa, Fábio Carvalho pensou a exposição como uma celebração aos amigos, ao prazer de estar junto. Os trabalhos se relacionam como num bate-papo descontraído entre amigos.

Porém, apesar desta eleição afetiva dos artistas convidados, percebe-se um (dentre tantos outros possíveis) eixo comum nas obras selecionadas: a delicadeza, em várias formas e sentidos. Por vezes, a delicadeza é o próprio assunto do trabalho; em outras obras, a delicadeza é o anti-assunto do trabalho; elementos de delicadeza estão lá, mas num forte contraste, ou mesmo num enfrentamento, com a brutalidade, o que constrói a narrativa paradoxal apresentada. Há trabalhos em que a fatura é intensa e expressiva, mas a situação representada nos leva á percepção de intimidade e delicadeza. Há trabalhos onde a delicadeza se apresenta de imediato, mas com um pouco mais de observação, pressente-se que algo de muito errado está oculto, quase por acontecer.

Este fio condutor surgiu de uma forma espontânea, natural, uma vez que não apenas em relação aos artistas, Fábio Carvalho também escolheu as obras de cada artista em função de suas afinidades, como artista e como indivíduo, com estas obras e o que estas lhe dizem.

rioecultura - EXPO: Afinidades (a escolha do artista)
Local:
CAZA Arte Contemporânea
Rua do Resende, 52
Lapa
(21)

Funcionamento:
de 2ª a 6ª feira, das 14h às 19h
1º sábado do mês, das 11h às 16h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.