Dress Tents [Robin Lasser / Adrienne Pao]
rioecultura : EXPO Dress Tents [Robin Lasser / Adrienne Pao] : CAIXA Cultural Rio <br>[Unidade Almirante Barroso]
Compartilhar
Abertura: 27 de julho de 2009
Encerramento: 6 de setembro de 2009

A mostra propõe uma fusão da arquitetura com o corpo humano e a paisagem, formando esculturas vivas, imagens em movimento e fotográficas.

A arquitetura torna-se uma peça a ser vestida e, em conjunto com a paisagem, forma uma escultura bem humorada e crítica do espaço em que vivemos. Tudo isso poderá ser conferido em fotos e na instalação “Picnic Dress Tent”, que trará, em seu interior, vídeos que poderão ser assistidos pelo público.



A exposição “Dress Tents” não se limita apenas a uma forma de arte, mas também estimula a discussão sobre causas sóciopolíticas e ambientais. No discurso das artistas estão envolvidas não só questões do corpo mas também sociais, como a condição e a representação da mulher na sociedade, na obra “Picnic Dress Tent”, e o problema da imigração ilegal na fronteira entre o México e os EUA, na obra “Ms. Homeland Security – Illegal Entry Dress Tent”. Com suas instalações em forma de barracas, as artistas pretendem questionar a relação das pessoas com as fronteiras, sejam elas reais ou imaginárias.

Com o objetivo de trazer para o Rio de Janeiro uma exposição inédita e em formato totalmente original, Adrienne Pao e Robin Lasser participarão da abertura da exposição e vão interagir com o público numa performance na instalação “Picnic Dress Tent.

“Dress Tents”, o mais recente projeto das norte-americanas, já esteve em Buenos Aires, no Centro Cultural da Recoleta (2006), na China (2007) e em várias performances por museus e galerias dos Estados Unidos, onde as artistas residem.



Robin Lasser
Professora de Artes na San Jose State University. Produz fotografias, vídeos, instalações em locais específicos e arte pública que tratam de imagens e temáticas social e culturalmente significativas. Trabalha com frequencia em parceria com outros artistas plásticos, escritores, estudantes, órgãos públicos, organizações comunitárias e coalizões internacionais (por exemplo em seu trabalho no Egito como bolsista da Fulbright) para produzir arte e promover o diálogo público. Expôs em museus como: Centro Cultural da Recoleta, em Buenos Aires; The Aronson Galleries – Parsons School of Design, de Nova York; Wave Hill Glyndor Gallery, no bairro do Bronx, em Nova York; L.A. County Museum of Art, de Los Angeles; De Young Museum, de São Francisco; Osaka World Trade Center Museum, do Japão; e Academia do Cinema, de Praga, República Tcheca. Tem obras publicadas em diversos livros e periódicos, entre os quais: The New York Times, Time Out NewYork, Los Angeles Times, Flaunt, Top (Brasil), Playboy (América do Sul), Afterimage, Artpapers e Artweek. Mais recentemente trabalhos seus foram publicados no livro da escritora e crítica Rebecca Solnit Storming the Gates of Paradise: Landscapes for Politics. Obras de sua autoria também foram incluídas em livros como Made in California, Art Image and Identity, 1900-2000 (LACMA,University of California Press); Facing Eden 100 Years of Landscape Art in the Bay Area (The Fine Arts Museums of San Francisco, University of California Press); Pregnant Images (Mathews + Wexler, Routledge Press); Fasting Girls (Joan Jacobs Brumberg, Vintage Press); Women Artists of the American West (Susan R. Ressler, McFarland & Company, Inc. Publishers); e Overlay Contemporary Art and the Art of Prehistory (Lucy R. Lippard, Pantheon Books). Robin mora em Oakland, na Califórnia, com o marido, Jim Gold, e o filho, Alex Lasser-Gold.



Adrienne Pao
Adrienne Pao é fotógrafa, artista plástica e mora em São Francisco, na Califórnia. Está envolvida atualmente em dois projetos ligados à fotografia. Hawaiian Cover-ups examina a dupla natureza da experiência colonial do Havaí através da própria condição de mestiça havaiana nascida e criada na Califórnia. Tanto este projeto quanto Dress Tents investigam noções de turismo em paisagens reais e em paisagens imaginárias simuladas, e envolvem uma combinação de cenários performáticos e encenados. Obras de Adrienne foram apresentadas na edição de Portfólio 77 da revista Shots (2004), nas revistas Exposure (2006), Flaunt (2006), Top (Brasil) (2006), Playboy (América do Sul) (2006), Marie Claire (Taiwan) (2007) e Vision (China), e no livro da escritora e crítica Rebecca Solnit Storming the Gates of Paradise: Landscapes for Politics (2007). Seu trabalho foi exposto na Wave Hill Glyndor Gallery, em Nova York; na Balcony Gallery, de Kailua, no Havaí; no Centro Cultural da Recoleta, em Buenos Aires; e no Museum of African Diaspora, de São Francisco. Ganhou o prêmio da Sociedade para a Educação Fotográfica de 2005 e recebeu uma bolsa para artistas plásticos em 2006 da College Art Association. Atualmente é professora visitante do Departamento de Fotografia do San Francisco Art Institute e da Academy of Art University. Adrienne terminou em 2005 um mestrado em Fotografia na San Jose State University.Seu trabalho pode ser visto no site www.adriennepao.com.
Local:
CAIXA Cultural Rio
[Unidade Almirante Barroso]

Avenida Almirante Barroso, 25
Centro
(21) 2544-4080

Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 10h às 21h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.