Jacques Henri Lartigue - A vida em movimento
rioecultura : EXPO Jacques Henri Lartigue - A vida em movimento : Instituto Moreira Salles (IMS)
Compartilhar
Abertura: 15 de junho de 2013
Encerramento: 15 de setembro de 2013

São 255 obras entre fotografias, fac-símiles de páginas de diários e álbuns, vistas estereoscópicas, autocromos, filmes, todas pertencentes à instituição francesa Donation Lartigue. A curadoria é de Martine d´Astier, diretora da Donation Lartigue, com colaboração de Élise Jasmin. A exposição, inédita no Brasil, chega ao país graças à parceria entre IMS e Donation Lartigue.

Jacques Henri Lartigue - A vida em movimento

Nascido em uma família da alta burguesia parisiense, Jacques Henri Lartigue (1894-1986) foi criado com grande liberdade: ele jamais foi à escola, teve pouco contato com o exército e com a guerra e não foi submetido a qualquer pressão profissional. Com oito anos, Lartigue ganhou de seu pai a sua primeira câmera fotográfica e, até os seus 92 anos, colecionaria com obstinação os instantes de sua vida, conservados em 135 álbuns diagramados por ele mesmo. Reconhecido tardiamente como um dos maiores fotógrafos do século xx (ainda que se dissesse pintor), foi como amador que Lartigue praticou a fotografia, em forma de crônica íntima, um testemunho deslumbrante do mundo que o cercava.

Nesta segunda exposição dedicada a Lartigue no Brasil, sua obra foi revisitada a partir de dois elementos: o ar e a água, seus temas prediletos. A mostra apresenta uma importante seleção de imagens dos 135 álbuns originais, em formato 52 x 36 cm, diagramados e legendados por Lartigue, um excepcional diário fotográfico que cobre o século xx em suas 14.423 páginas. A seleção é complementada por um conjunto de obras que permite uma aproximação ainda maior dos procedimentos de Lartigue: citações extraídas de seu diário, uma seleção de fac-símiles expostos em vitrines, em seu formato original (são páginas de álbuns e de agendas ilustradas com rascunhos), além de tiragens de época, um filme rodado em família durante o verão de 1914 e documentos testemunhando a história de seu reconhecimento como fotógrafo. Finalmente, a exposição apresenta aspectos mais técnicos de sua obra, como os autocromos, suas primeiras fotografias em cores e as fotos estereoscópicas, que nos permitem ver as cenas em relevo, mostrando que, além de amador, Lartigue foi um fotógrafo bem informado, à espreita do que as inovações técnicas poderiam lhe trazer. A obra fotográfica de Jacques Henri Lartigue é a crônica minuciosa de sua vida: jogos, viagens familiares, retratos de amigos, atividades esportivas. Lartigue capturou com sucesso os instantes mais fugazes, especialmente os corpos e objetos em movimento, saltos e cambalhotas, carros em alta velocidade, aviões voando, quedas e mergulhos.

rioecultura EXPO Jacques Henri Lartigue - A vida em movimento
Jeannine Lhemann, Royan, setembro de 1926
Negativo em vidro, 6 x 13 cm
Toby
Jacques Henri Lartigue © Ministério da Cultura, França/AAJHL


Espectador e narrador de uma vida privilegiada, que ele manteria mesmo nos períodos mais difíceis, Lartigue reuniu com cuidado todos os instantes, para fixá-los em preciosos álbuns, seu objetivo final. De fato, ele se empenhou desde pequeno a essa compilação obsessiva, classificando os negativos, recortando e selecionando suas provas. Lartigue desejaria, durante toda a sua vida, ser visto como um amador: ele reivindica esse status argumentando que, se pratica assiduamente a fotografia, dedica também seus dias à escrita e à pintura. Obteve certa notoriedade como pintor nos anos 1920-1930, mas somente após a modesta exposição consagrada a ele no Museu de Arte Moderna de Nova York, em 1963, o reconhecimento de seu “gênio” como fotógrafo – para seu espanto – se difundiria pelo mundo inteiro.
Local:
Instituto Moreira Salles (IMS)
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea
(21) 3284-7400

Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 13h às 20h

Ingresso:
Entrada e estacionamento gratuitos

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.