Condomínios - Felipe Barbosa
rioecultura : EXPO Condomínios - Felipe Barbosa : Galeria Arte em Dobro
Compartilhar
Abertura: 16 de outubro de 2008
Encerramento: 19 de novembro de 2008

As moradias e sua relação com o que as cerca é o ponto de partida para Condomínio, nova exposição de Felipe Barbosa, na Galeria Arte em Dobro, no Leblon, a partir de 16 de outubro. Felipe é um dos artistas mais elogiados da nova geração, cuja produção é marcada pela crítica não só em relação aos objetos, mas também à arquitetura, à ambiência e aos espaços domésticos.

Condomínio traz uma reflexão contemporânea sobre a relação homem-natureza-habitat, dando continuidade ao processo de trabalho que o artista vem desenvolvendo, utilizando sempre materiais e temas do cotidiano. Nessa exposição me interessa entender como o ser humano adapta a natureza como sua moradia. Os conceitos de moradia para os seres humanos e para os animais é completamente diferente, afirma o artista.

A exposição reúne 10 trabalhos inéditos realizados entre 2007 e 2008. Entre os destaques da mostra está a série realizada com casas de pássaros: são centenas de casinhas agrupadas pelo artista, criando uma cidade imaginária, com torres, prédios e grades. Casa de João é outra série que compõe a exposição, onde casas do pássaro João de Barro encontradas na natureza são acrescidas de novos cômodos. É curioso como na natureza não há essa necessidade de superposição de animais, como acontece entre os humanos, que vão se empilhando em prédios, compara Barbosa. Também compõe a mostra uma série de fotografias feitas na ilha de Susak, na Croácia. São portas misteriosas que aparecem em meio à densa vegetação, confundindo a noção de público e privado.

Um dos traços mais marcantes no trabalho de Felipe Barbosa é o bom humor. A partir dos objetos que já possuem significado do dia-a-dia, o artista aposta na recriação para lhes dar nova forma e conceito, desenvolvendo um trabalho de sobreposição de significados de objetos comuns que, ainda assim, continuam reconhecíveis em sua utilidade original. "Quero que ele continue trazendo as informações sobre sua função e seu uso, mas rearrumados eles adiquirem novo sentido", explica.
Local:
Galeria Arte em Dobro
Rua Dias Ferreira, 417 / 205
Ipanema
(21) 2259.1952

Funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 10h às 18h
Sábado, das 12h às 16h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.