rioecultura rioecultura
Facebook Twitter Pinterest Picasa Instagram
EXPOSIÇÕES EVENTOS LOCAIS CULTURAIS COLUNISTAS ARTIGOS MATÉRIAS NOTÍCIAS INSTITUCIONAL COLABORADORES CONTATO
TRANSLATE THIS WEBSITE
EXPOSIÇÃO
voltar para a página anterior
As Moedas Contam a História
rioecultura : EXPO As Moedas Contam a História : Museu Histórico Nacional (MHN)
ABERTURA:
2002
ENCERRAMENTO:
Exposição de longa duração - sem data de término
LOCAL:
Museu Histórico Nacional (MHN)
Praça Marechal Âncora, s/n
Centro
(21) 2550-9221
FUNCIONAMENTO:
De 3ª a 6ª feira, das 10h às 17h
Sábado, domingo e feriado, das 14h às 18h
INGRESSO:
exposições permanentes do museu:
R$10 [inteira]
R$5 [meia] para estudantes e maiores de 60 anos

Entrada franca aos domingos e para menores de 5 anos, funcionários do IPHAN, alunos e professores das escolas públicas do governo, maiores de 65 anos, guias de turismo e estudantes de museologia.

Em caso de exposições temporárias, consultar o valor do ingresso por exposição.
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.
compartilhe  |  Comente |  Ler comentários   voltar para a página anterior  subir
 
No âmbito das comemorações dos 80 anos do Museu Histórico Nacional, foi aberta ao público em dezembro de 2002 a exposição permanente "As Moedas Contam a História", englobando desde os primeiros sistemas de troca utilizados pela humanidade até a implantação da moeda unificada - o Euro - para facilitar as transações comerciais entre os diversos países que integram a União Européia no século XXI.

São cerca de 3.000 moedas, especialmente selecionadas ao longo de três anos de pesquisa no rico universo da coleção de numismática do Museu Histórico Nacional, que contam a trajetória do Homem no mundo a partir desses pequenos objetos, verdadeiras fontes de informação sobre os povos que os utilizaram, propiciando uma abordagem política, econômica, histórica, social e cultural.

Com a curadoria do Prof. Dr. Luiz Aranha Correa do Lago e patrocínio da Petrobrás Distribuidora, a exposição desenvolve-se em amplas galerias da Casa do Trem, edificação de 1762 totalmente restaurada para abrigar a coleção de numismática do Museu que, com seus 129 mil itens, é a mais importante do gênero da América Latina e uma das mais significativas do mundo. A exposição marca a devolução ao público deste importante acervo, não exposto em caráter permanente há mais de 20 anos.

Em "As Moedas Contam a História" , o público pode vislumbrar toda a beleza e raridade de um conjunto de moedas magnificamente conservadas e cronologicamente expostas, segundo uma museografia moderna e atraente.

Logo na entrada da exposição, o visitante tem acesso ao "O Índio", moeda de prata do período de D. Manuel I (1495-1521), exemplar único no mundo.

Numa primeira galeria, o visitante tem a oportunidade de ver os objetos que eram usados para troca e exemplares das primeiras moedas surgidas no século VII a . C. E, ainda, conhecer a técnica e os metais empregados na fabricação das moedas, seu uso e difusão no mundo, a partir dos povos da Antigüidade: moedas da Grécia, de Roma, da Europa Medieval, do Oriente Próximo, da Índia e do Extremo Oriente integram a exposição.

Já na segunda galeria, é inserida a história da moeda, quase sempre associada à vida política, social e sobretudo à economia das sociedades européias, do período do Renascimento aos séculos seguintes, testemunhando a evolução social e os conflitos decorrentes do desenvolvimento das civilizações. Além disso, o público tem acesso à representação, através das ilustrações das moedas, dos episódios que marcaram a vida em quase todas as regiões e países do mundo, como no Império Otomano, na Índia, na China, nas colônias européias da Ásia, América e Oceania, na América Latina e América do Norte.

Um último módulo apresenta um magnífico planisfério contendo as moedas do mundo em circulação na atualidade e, através da "Peça da Coroação", datada de 1822 e alusiva à comemoração da coroação de D. Pedro I como Imperador do Brasil, divulga a exposição "As Moedas Contam a História do Brasil", totalmente dedicada à nossa história, cuja abertura está prevista para 2005. Ficha Técnica:

A equipe técnica de numismática é integrada pelo Prof. Dr. Luiz Aranha Corrêa do Lago, curador da exposição, pela museóloga Heleny Pires de Castro, coordenadora da exposição, pelas numismatas do MHN, Eliane Rose Vaz Cabral Nery e Rejane Maria Lobo Vieira, pelas contratadas Amália Ramos Perpétuo Paniza e Mariza Chaves Vilela e pelas voluntárias Dulce Cardoso Ludolf, Sidérea Souza Nunes e Vilma Faria Rodrigues D´Almeida.

A montagem da exposição está a cargo dos técnicos do MHN - Ruth Beatriz Silva Caldeira de Andrada (responsável pela área de Dinâmica Cultural), Luís Carlos Antonelli Lacerda (responsável pelo projeto museográfico), Maria Tereza Pitanga Martins, Cristiane Ramos Vianna e Maria Ines Souza - e dos contratados Luiz Celso Galante Ramos (produtor), Márcia Neves (programação visual), Nasalete Rodrigues Pena e Roberto Albino da Costa (digitalização eletrônica de imagens) e Liana Flosky Manno (digitação de textos).
compartilhe  |  Comente |  Ler comentários   voltar para a página anterior  subir
 
Relação de Exposições Temporárias
Relação de Exposições de Longa Duração

EXPOSIÇÕES Encerradas

Desde outubro de 2008 várias exposições passaram pelo Rio&Cultura. Você pode conferir a lista de exposições que saíram de cartaz, mas permanecem registradas.
EXPOSIÇÕES
Busca
[por Nome de Exposição]
[por Data de Encerramento]
[por Local]
[por Bairro]
Divulgue

Seu nome:
Comentário:


Boa noite! Tenho formação acadêmica em Letras (árabe-português) pela UFRJ, mas felizmente tenho uma imensurável paixão por História. A sociedade deveria ter um carinho maior pelos museus, principalmente os que estão situados na cidade do Rio de Janeiro, pois com muita certeza levarei a minha filha de 14 anos de idade e também apaixonada por História para conhecer amanhã(14/07/2013) este magnífico museu.Parabéns!Alex Bonifácio, Bonsucesso, Rio de Janeiro.
  Postado por: ALEX BONIFACIO


Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem para o(a) amigo(a):
Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
ATENÇÃO
Antes de efetuar o convite, verifique se todos os campos estão preenchidos corretamente.


Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem para o(a) amigo(a):
Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
ATENÇÃO
Antes de efetuar a indicação, verifique se todos os campos estão preenchidos corretamente.

  voltarsubir
© Copyright 2008-2013 Rio&Cultura
SIMETRIA Arte e Comunicação desenvolve este site

Clicky Web Analytics
Rio&Cultura