locais culturais
Casa Histórica de Deodoro
rioecultura : Casa Histórica de Deodoro
Compartilhar
Casa Histórica de Deodoro
Classificação: Museu
Endereço: Praça da República, 197
Centro - Rio de Janeiro / RJ
CEP 22000-000
Telefone: (21) 2221-0964.
website: chdeodoro
Funcionamento:
De terça a quinta, 10h-16h
sextas, 10h-12h
exceto feriados.
e-mail: chd@mhexfc.eb.mil.br
Ingresso: Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações antes de sair.
CONHEÇA MAIS

O casarão histórico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, na data de 4 de junho de 1958. O sobrado foi residência do Marechal Deodoro da Fonseca, que neste imóvel, em 1889, decidiu o primeiro Ministério Republicano e idealizou a atual bandeira nacional. Em 1890, Marechal Deodoro da Fonseca, tornou-se presidente e se mudou para o Palácio do Itamaraty. O imóvel foi vendido e passou por um longo tempo sendo uma residência privada. Entre os anos de 1966 e 1987, abrigou o Museu do Exército, que foi transferido para outro imóvel. Atualmente abriga o Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB) e o Espaço Cultural Casa Histórica de Deodoro.

O sobrado de dois pavimentos, com arquitetura colonial do início do século XIX. Na fachada da casa, no primeiro pavimento, há três portas e uma janela. Uma das portas é mais larga pois era usada para a entrada de veículos puxados a cavalos e no pavimento superior, há quatro portas com acesso ao balcão com gradil de ferro. O primeiro pavimento era destinado à garagem e às dependências dos escravos. O pavimento superior possuía a sala de estar, sala de jantar, os quartos e um corredor que interligava os cômodos. O imóvel passou por diversas alterações em relação a sua edificação original.

O Espaço Cultural Casa Histórica de Deodoro é aberta para visitação, que pode ser guiada, mediante agendamento, com entrada franca. O espaço cultural abriga uma exposição permanente que remonta a história de Marechal Deodoro da Fonseca e o período histórico da política brasileira. No acervo estão fotografias, objetos pessoais, mobiliários, documentos e jornais da época.




- NENHUMA EXPOSIÇÃO EM CARTAZ

- NÃO HÁ AGENDA DE EVENTOS