locais culturais
Museu da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (MPCERJ)
rioecultura : Museu da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (MPCERJ)
Compartilhar
Museu da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (MPCERJ)
Classificação: Museu
Endereço: Rua da Relação, 40
Centro - Rio de Janeiro / RJ
CEP 20231-110
Telefone: (21) 2232-0497/ 2252-4726
website: www.policiacivil.rj.
gov.br/museu

Funcionamento:
De 1ª a 6ª feira, das 11h às 17h30min
Ingresso: Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações antes de sair.
EM BREVE DISPONIBILIZAREMOS O MAPA.
CONHEÇA MAIS

O museu tem como missão resgatar a memória da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, através da aquisição, preservação, pesquisa, exposição e difusão da evidência de sua história.

Um pouco sobre a história
Criado em 15/01/1912, com o nome de Museu do Crime, se destinava inicialmente a complementar a formação dos alunos da Escola de Polícia Científica do Rio de Janeiro. Através do Decreto-Lei 19.476 de 21/08/1945, teve a denominação mudada para Museu do Departamento Federal de Segurança Pública e assumiu definitivamente as características de museu histórico e científico. A partir da fusão do Estado da Guanabara com o Estado do Rio de Janeiro, recebeu a atual denominação de Museu da Polícia Civil, por força da Resolução SEPC nº 680 de 29/11/1984.

Um pouco sobre acervo
Acervo formado inicialmente por material relacionado à Criminologia e Criminalística. Posteriormente foi incorporando o acervo histórico da Polícia Civil, composto por peças significativas do trabalho e da vida da instituição nos seus 200 anos de existência, como documentos, uniformes, insígnias e medalhas, armamento, fotografias, mobiliário, instrumentos de uso técnico-científico utilizado pelas perícias. Na década de 1940, incorporou o acervo do Museu da 3ª Delegacia Auxiliar, formado por objetos de culto das religiões afro-brasileiras do início do século XX.


- NENHUMA EXPOSIÇÃO EM CARTAZ

- NÃO HÁ AGENDA DE EVENTOS