locais culturais
Museu da Polícia Militar
rioecultura : Museu da Polícia Militar
Compartilhar
Museu da Polícia Militar
Classificação: Museu
Endereço: Rua Marquês de Pombal, 128
Cidade Nova - Rio de Janeiro / RJ
CEP 20230-240
Telefone: (21) 3399-2199 / 2242-4059
website: www.policiamilitar.rj.
gov.br

Funcionamento:
De 3ª a 6ª feira, das 9h às 16h
Ingresso: Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações antes de sair.
EM BREVE DISPONIBILIZAREMOS O MAPA.
CONHEÇA MAIS

O museu tem como missão registrar, preservar e expor a história da PMERJ aos seus integrantes e à Sociedade, com o intuito de perpetuar sua quase bicentenária existência, utilizando a memória para trabalhar positivamente a imagem.

Um pouco sobre a história
O Museu da PMERJ teve sua origem na Sala D´Armas, inaugurada pela ordem do dia de 01 de fevereiro de 1911, pelo então Comandante Geral Cel. EB José da Silva Pessoa, instalada no 2º andar da ala direita do Regimento Marechal Caetano de Faria, Centro de Adestramento de Oficiais e Praças no manuseio de espadas, Batalhão de Choque.

Em virtude da Corporação já possuir uma coleção de armaduras dos séculos XV e XVI, e um acervo de armas antigas usadas desde os primeiros tempos da Divisão Militar da Guarda Real de Polícia, a Sala D´Armas depositária inicial deste acervo foi transformada pela Ordem do Dia nº 177, de 27 de julho de 1937, em Museu, recebendo a denominação de Museu e Sala D´Armas General José da Slva Pessoa, numa justa homenagem a este Ex-Comandante Geral da então Polícia Militar do Distrito Federal.

Atualmente o Museu da PMERJ enocntra-se instalado à Rua Marquês de Pombal, nº 128, no bairro Cidade Nova. As visitas podem ser agendadas de terça-feira à sexta-feira, das 9h às 16h.


- NENHUMA EXPOSIÇÃO EM CARTAZ

- NÃO HÁ AGENDA DE EVENTOS