locais culturais
Museu Casa de Rui Barbosa (MCRB)
rioecultura : Museu Casa de Rui Barbosa (MCRB)
Compartilhar
Museu Casa de Rui Barbosa (MCRB)
Classificação: Museu
Endereço: Rua So Clemente, 134
Botafogo - Rio de Janeiro / RJ
CEP 22260-000
Telefone: (21) 3289-4600.
website: casaruibarbosa
Funcionamento:
De terça a sexta, das 10h às 16h
Sábados, domingos e feriados, das 14h às 16h.
Última entrada 30 minutos antes do fechamento.
O museu não funciona as segundas.
Ingresso: Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações antes de sair.
CONHEÇA MAIS

A missão da Fundação Casa de Rui Barbosa, órgão ao qual o museu está subordinado, é promover a preservação, a pesquisa da memória e da produção literária e humanística. Congregar iniciativas de reflexão e debates acerca da cultura brasileira. Contribuir para o conhecimento da sua diversidade e para o fortalecimento da cidadania. Dentro desta perspectiva, cabe ao MCRB a preservação dos acervos museológico, arquitetônico, botânico e paisagístico referentes à memória de Rui Barbosa e sua época.



UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA
Com a morte de Rui Barbosa (grande expoente da nossa história com atuação nos campos do Direito, Jornalismo e Política), ocorrida em março de 1923, iniciou-se o processo para compra e transformação do imóvel em museu. Em 1924 foi autorizado pelo Presidente Artur Bernardes a aquisição do prédio, do mobiliário, da biblioteca, do arquivo e da propriedade intelectual da obra de Rui Barbosa pelo Decreto nº 4.789 de 02/01/1924.

Em 1927 foi criado e aprovado o Museu Rui Barbosa através do Decreto nº 17.758 de 04/04/1927. Em 1928 foi criado um museu-biblioteca, sob a denominação de Casa de Rui Barbosa, que funcionou no prédio adquirido pelo governo, onde residiu o grande brasileiro, na capital da República (Decreto nº 5.429, 09/01/1928). Em 1929 foi aprovado o regulamento da Casa de Rui Barbosa, que deve conservar não só a biblioteca e o arquivo de Rui Barbosa adquiridos pelo Estado, mas também quaisquer objetos que hajam pertencido ao grande estadista da República, ou se relacionem com sua vida e sejam doados (Decreto nº 18.767 de 27/05/1929).

Em 13/08/1930 foi inaugurada pelo Presidente Washington Luís, a Casa de Rui Barbosa e em dezembro através do Decreto nº 19.444 de 01/12/1930, por medida do Governo Provisório, a Casa foi vinculada ao recém-criado Ministério da Educação e Saúde Pública. Em 11/05/1938 foi tombada pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Sphan, por meio de inscrição no Livro Histórico (inscrição nº 32) e no Livro de Belas-Artes (inscrição nº 52). Em 1966, a Casa de Rui Barbosa foi transformada em fundação por meio da Lei nº 4.943 de 06 de Abril, pelo Presidente Humberto Castelo Branco.



UM POUCO SOBRE O ACERVO
O acervo museológico foi em parte adquirido junto com o imóvel, em 1929. Nesse mesmo ano, a viúva e familiares cederam e venderam objetos diversos. Até hoje, a Fundação Cultural Rui Barbosa adquire por cessão ou compra objetos que tenham pertencido à residência, à família ou que tenham relevância na história de Rui Barbosa.

ACERVO ICONOGRÁFICO
O acervo iconográfico da Fundação Casa de Rui Barbosa já pode ser consultado por intermédio da base de dados Iconografia. O lançamento ao público aconteceu no dia 5 de novembro de 2010, Dia Nacional da Cultura, durante a a mesa-redonda "Coleções fotográficas online". Nela estão disponíveis imagens relacionadas à trajetória de Rui Barbosa e sua época, e registros das coleções documentais, do museu e jardim e das atividades da instituição. As pesquisas podem ser realizadas no modo simplificado bastando para isso digitar o termo ou nome que procura, ou no modo avançado, com a combinação de alguns dados.



ESPAÇO
Além de oferecer visitação ao jardim, eventos culturais, biblioteca e espaço infantil. É um espaço destinado ao trabalho intelectual, à consulta de livros e documentos e à preservação da memória nacional. Apoia e desenvolve estudos e pesquisas (ruianos, de política cultural, história, direito e filologia e em cultura brasileira em geral). Situa-se em uma das poucas áreas verdes do bairro de Botafogo, com cerca de 9.000 m², entre as ruas Bambina e Barão de Lucena, próxima à estação Botafogo do Metrô. Estacionamento gratuito.



Facebook: casaderuibarbosa
Instagram: casaruibarbosa
Twitter: casaruibarbosa
YouTube: casaruibarbosa

Visitas mediadas: Diariamente. Para atendimento de grupos e agendamento de visitas mediadas é necessário agendamento prévio pelo e-mail educativa@rb.gov.br, ou pelo telefone (21) 3289-8683


- NENHUMA EXPOSIÇÃO EM CARTAZ

- NÃO HÁ AGENDA DE EVENTOS