locais culturais
Instituto Cultural Austregésilo de Athayde
rioecultura : Instituto Cultural Austregésilo de Athayde
Compartilhar
Instituto Cultural Austregésilo de Athayde
Classificação: Centro Cultural
Endereço: Rua Cosme Velho, 599
Cosme Velho - Rio de Janeiro / RJ
CEP 22000-000
Telefone: (21) .
website: .
Funcionamento:
Não informado
Ingresso: Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações antes de sair.
CONHEÇA MAIS

O Casarão de Autregésilo de Athayde foi inaugurado dia 18/10/08 em homenagem à memória do jornalista, escritor e imortal.

O casarão de quatro quartos e quatro espaçosas salas oferece guarida para produção de peças teatrais, shows, exibição de filmes, exposição de artes plásticas, espetáculos de dança, além, é claro, de uma série de encontros literários.

Cosme Velho e Laranjeiras acumulam uma imponente tradição de moradores ilustres no mundo da literatura. Machado de Assis, Cecília Meireles, Alceu Amoroso Lima e Cornélio Pena, entre outros imortais, fincaram residência no bairro.

O Casarão de Austregésilo de Athayde foi construído em fins do século XIX, originalmente como uma casa de cômodos. Nos anos 40, foi comprado e reformado pelo jornalista, que nele residiu ao longo de quase cinco décadas. Após sua morte, o imóvel permaneceu fechado por cerca de dez anos, até que a família decidiu fundar ali um centro cultural em homenagem à memória do patriarca.

Depois de uma reforma, em maio de 2006, o Casarão recebeu o título de Instituto Cultural Austregésilo de Athayde, e, desde então, tem sido cenário de saraus, eventos gastronômicos, oficinas de dança, ensaios teatrais, exposições de artes plásticas e cursos de gestão cultural, além de abrigar um espaço especialmente dedicado à vida e obra de seu antigo proprietário.


- NENHUMA EXPOSIÇÃO EM CARTAZ

- NÃO HÁ AGENDA DE EVENTOS