locais culturais
Casa de Artes e Cultura Julieta de Serpa
rioecultura : Casa de Artes e Cultura Julieta de Serpa
Compartilhar
Casa de Artes e Cultura Julieta de Serpa
Classificação: Centro Cultural
Endereço: Praia do Flamengo, 340
Flamengo - Rio de Janeiro / RJ
CEP 22210-065
Telefone: (21) 2551-1278.
website: Julieta de Serpa
Funcionamento:
Consulte!
Ingresso: Consulte!
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações antes de sair.
CONHEÇA MAIS

Construído em 1920, em estilo neoclássico francês, a Casa Julieta de Serpa possui requinte e charme para quem deseja transportar-se para o Rio de Janeiro antigo. A história conta que apaixonado pela mulher, Demócrito Lartigau Seabra, filho de uma importante família de comerciantes, presenteou sua esposa, Maria José, com a casa mais bonita do Rio de Janeiro e, alí, o casal teve uma longa e feliz vida. No ano de 2001, com a morte do filho mais velho da família, o palacete foi vendido para uma empresa que queria construir um prédio no local. No entanto, o Departamento Geral do Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura havia tombado a casa em 1997, logo, a demolição não foi permitida. Um ano depois, o educador e antiquário Carlos Alberto Serpa de Oliveira se interessou e comprou o palacete para nele instalar uma casa de cultura em homenagem à sua mãe, dona Julieta, uma senhora que amava e se dedicava à cultura e às artes, e que sempre desejou criar um centro cultural. Assim, surgiu a Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa.

De origem inglesa, a tradição do chá da tarde ganhou destaque no início do século XIX pela sétima Duquesa de Bedford de Londres, Anna Maria Russel. Conta-se que a duquesa sempre se sentia faminta entre o almoço e o jantar. Como solução, fazia um pequeno lanche que consistia em uma xícara de chá com leite e açúcar, salgados e bolos para acompanhar. Assim, quase que como um ritual, o chá da tarde se difundiu por toda a Inglaterra e hoje, inclusive no Brasil, há centenas de pessoas que não abrem mão desta pausa no dia para recarregar as energias. Na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa não podia ser diferente, dessa forma, você pode desfrutar de um Chá da Tarde cheio de requinte. Além disso, você pode apreciar um Chá Musical mediante agendamento.


- NENHUMA EXPOSIÇÃO EM CARTAZ

- NÃO HÁ AGENDA DE EVENTOS

EXPOSIÇÃO EM MEMÓRIA
[o que passou por aqui e não está mais em cartaz]
Caminhos espirituais