locais culturais
Museu da Vida - FIOCRUZ (MV)
rioecultura : Museu da Vida - FIOCRUZ (MV)
Compartilhar
Museu da Vida - FIOCRUZ (MV)
Classificação: Museu
Endereço: Avenida Brasil, 4365
Manguinhos - Rio de Janeiro / RJ
CEP 21045-900
Telefone: (21) 3865-2121.
website: www.museudavida.
fiocruz.br

Funcionamento:
De 3ª a 6ª feira, das 9h às 16h30min
Sábado, das 10h às 16h
Ingresso: Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações antes de sair.
CONHEÇA MAIS

Vinculado à Fundação Oswaldo Cruz, o Museu é um espaço, que através de exposições, atividades interativas, multimídias, teatro, vídeo e laboratórios, promove a integração entre ciência, cultura e sociedade. Por ser vinculado à Fundação Oswaldo Cruz, o Museu assume características únicas, refletindo a cultura, a missão e o compromisso social da instituição. Seus temas centrais são a vida enquanto objeto do conhecimento, saúde como qualidade de vida e a intervenção do homem sobre a vida.

Um pouco sobre a história
Desde o início da década de 1990 a Fiocruz manifestava seu interesse na implantação de um museu de ciências. Este tema chegou a ser formalmente referendado no Congresso Interno da Fiocruz de 1993. Com o respaldo do Conselho Deliberativo da Fiocruz, foram formados grupos de trabalho responsáveis por desenvolver o projeto piloto do museu de ciências da Fiocruz. O projeto “Espaço Museu da Vida” foi formalizado e candidatou-se ao edital do II Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT)/CAPES, que visava à instalação de três museus de ciência e tecnologia que se tornassem referências nacionais, buscando a criação e reprodução da área de educação em ciência no país. O Projeto do Museu da Vida foi vencedor, e os trabalhos intensivos de implantação foram iniciados, culminando com a sua inauguração em 25 de maio de 1999.

Um pouco sobre acervo
Acervo Histórico: Esta coleção começou a se formar em 1913 com a incorporação dos objetos pertencentes aos ex-diretores da Instituição, dos diversos setores da Fiocruz e também por doações externas. A coleção é composta por objetos pessoais de Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, Carlos Chagas Filho, Marcolino Candau, mobiliário institucional, fragmentos de construção, acessórios de interiores, medalhas e moedas.

Acervo de Ciência e Tecnologia: Sua formação tem início na década de 1970. Esta coleção foi formada, em sua maioria, a partir de doações dos serviços internos da Instituição (laboratórios e produção de medicamentos) e por doações externas. Ainda hoje, a equipe responsável pelo acervo institucional trabalha na identificação e coleta desses testemunhos dentro da Fiocruz.


- NENHUMA EXPOSIÇÃO EM CARTAZ

- NÃO HÁ AGENDA DE EVENTOS