locais culturais
Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
rioecultura : Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Compartilhar
Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Classificação: Museu
Endereço: Rua General Bruce, 586
São Cristóvão - Rio de Janeiro / RJ
CEP 20921-030
Telefone: (21) 2580-7010 / 2580-9432 / 2580-0970
website: www.mast.br
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 10h às 17h
Ingresso: Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações antes de sair.
CONHEÇA MAIS

O museu tem como função ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico por meio da pesquisa, preservação de acervos e divulgação da História da Ciência e tecnologia no Brasil.

Um pouco sobre a história
O Museu de Astronomia e Ciencias Afins foi criado em 8 de março de 1985 como Unidade de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Contudo, sua origem remonta ao Grupo Memória da Astronomia, criado em 1982 no âmbito do Observatório Nacional, na época também Unidade de Pesquisa do CNPq. Em 1984, foi criado o Núcleo de Pesquisa em História da Ciência, vinculado diretamente ao CNPq, e que tinha como um de seus objetivos criar um Museu de Astronomia e Ciências Afins, o que foi realizado no ano seguinte, juntamente com o tombamento do campus, das construções e do acervo pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. No mesmo ano de 1985, foi criado o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), ao qual ficou subordinado o CNPq e todos os seus institutos de pesquisa. Posteriormente, em 2000, o MAST, assim como os demais institutos de pesquisa do CNPq, passou a ser subordinado diretamente ao MCT.

Um pouco sobre acervo
A coleção de instrumentos científicos do MAST é composta, em sua maioria, por peças que pertenceram ao Antigo Observatório e foram utilizadas em serviços e pesquisas de grande importância para o país, como a determinação e a transmissão da hora oficial, a previsão do tempo, as efemérides astronômicas, a demarcação das fronteiras, o mapeamento magnético do solo, etc. Atualmente o MAST vem ampliando seu acervo através da coleta de objetos provenientes do Instituto de Energia Nuclear (IEN) e do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM).


- NENHUMA EXPOSIÇÃO EM CARTAZ

- NÃO HÁ AGENDA DE EVENTOS