locais culturais
Galpão das Artes Urbanas Helio G. Pellegrino
rioecultura : Galpão das Artes Urbanas Helio G. Pellegrino
Compartilhar
Galpão das Artes Urbanas Helio G. Pellegrino
Classificação: Centro Cultural
Endereço: Rua Padre Leonel Franca, s/nº
Em frente ao Planetário da Gávea
Gávea - Rio de Janeiro / RJ
CEP 22000-000
Telefone: (21) 2249-2286.
website: comlurb.rio.rj.gov.br/galpao
Funcionamento:
de 2ª a 6ª feira
das 9h às 17h
Ingresso: Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações antes de sair.
CONHEÇA MAIS

Um projeto pioneiro no Brasil, criado por iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Companhia Municipal de Limpeza Urbana – COMLURB, em parceria com a Secretaria Municipal das Culturas. Ele retrata o ciclo de reaproveitamento dos resíduos urbanos transformados em obras de arte.

Inaugurado em 1º de julho de 2002, é um espaço destinado a incentivar artistas, profissionais e cidadãos envolvidos na prática da reciclagem de materiais, com o objetivo de reduzir, através da arte, a enorme quantidade de resíduos urbanos produzidos a todo instante. Trata-se de projeto ecológico, cultural e social, destinado a mostrar a importância da preservação do meio ambiente.

O nome do galpão é uma homenagem ao artista plástico e arquiteto Helio Guimarães Pellegrino, um visionário na arte da reciclagem no Brasil. O painel, de cinco metros de altura por dez de largura, na frente do Galpão, é uma obra em que o artista utilizou restos de obra, cascalhos e outros materiais de construção para transformar a fachada em cariocas passeando de bicicleta num mosaico representando o equilíbrio necessário para se viver nos dias de hoje.

O Galpão das Artes Urbanas é uma iniciativa social que, além de reunir artistas e artesãos, sinaliza para a participação de profissionais e cidadãos envolvidos num movimento existente na cidade, de reaproveitamento, interferência e reciclagem, não só dos resíduos urbanos, mas do pensamento também.


- NENHUMA EXPOSIÇÃO EM CARTAZ

- NÃO HÁ AGENDA DE EVENTOS

EXPOSIÇÃO EM MEMÓRIA
[o que passou por aqui e não está mais em cartaz]
EU.LUGAR [Claudia Lyrio e Lucio Volpini]