locais culturais
Santuário de Nossa Senhora da Penha
rioecultura : Santuário de Nossa Senhora da Penha
Compartilhar
Santuário de Nossa Senhora da Penha
Classificação: Igreja Histórica
Endereço: Largo da Penha, 19
Penha - Rio de Janeiro / RJ
CEP 22000-000
Telefone: (21) 3219-6262 / 3887-5155
website: www.santuariopenhario.org.br
Funcionamento:
Não informado
Ingresso: Entrada Franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações antes de sair.
EM BREVE DISPONIBILIZAREMOS O MAPA.
CONHEÇA MAIS

rioecultura : Santuário de Nossa Senhora da Penha

A devoção à Santíssima Virgem sob o título de Nossa Senhora da Penha de França começou no século XV na Europa.

No Rio de Janeiro, a primeira capela dedicada a santa foi construída no local que hoje está o santuário devido a forte crença de o lugar ser milagroso. No início do século XVII, por volta do ano de 1635, quando o Capitão Baltazar de Abreu Cardoso, subindo o penhasco (grande pedra) para ver as suas plantações, foi atacado por uma enorme serpente e, devoto de Nossa Senhora, pediu socorro santa e logo foi atendido não sendo picado pela cobra.

rioecultura : Santuário de Nossa Senhora da Penha

Mais tarde foi criada a Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Penha, em 1728, substituindo a capela por uma maior com uma torre onde foram colocados dois pequenos sinos. No ano de 1870, esta segunda capela foi demolida e construído em seu lugar um novo templo: uma igreja com uma torre e novos sinos.

Por volta do ano de 1900 houve uma nova intervenção: O templo foi ampliado, ganhando duas novas torres, nas quais, mais tarde, foi instalado um carrilhão com 25 sinos de origem portuguesa, adquiridos na Exposição Nacional do 1º Centenário da Independência do Brasil. Este Carrilhão foi inaugurado em 27 de setembro de 1925 com a bênção do então Núncio Apostólico no Brasil, Cardeal Dom Henrique Gasparri.

A Escadaria
rioecultura : Santuário de Nossa Senhora da Penha

No ano de 1817 subia a pedra um piedoso casal quando a esposa, Sra. Maria Barbosa, comentou com o marido que pediria à Nossa Senhora da Penha para interceder por eles para que Deus lhes concedesse um filho, já que estavam casados há alguns anos e não tinham filhos.

A Sra. Maria Barbosa confiou, pediu e prometeu que se tivesse um filho mandaria esculpir no duro granito do penhasco uma escadaria para facilitar o acesso dos devotos de Nossa Senhora da Penha ao Santuário. No ano seguinte o casal era presenteado com um lindo filho e no ano de 1819 a escadaria estava pronta. São 382 degraus talhados na própria pedra, mais ainda do que o número de dias do ano.


- NENHUMA EXPOSIÇÃO EM CARTAZ

- NÃO HÁ AGENDA DE EVENTOS