locais culturais
Museu do Trem
rioecultura : Museu do Trem
Compartilhar
Museu do Trem
Classificação: Museu
Endereço: Rua Arquias Cordeiro, 1048
Engenho de Dentro - Rio de Janeiro / RJ
CEP 20221-901
Telefone: (21) 2269-5545.
website: www.rffsa.gov.br/principal/museu.htm
Funcionamento:
De 3ª a 6ª feira, das 10h às 12h e das 13h30 às 16h
Sábado, das 13h às 17h
0 Museu não abre em dias de feriado e aos domingos
Escolas públicas podem agendar visitas pelos telefones (21) 2233-7483
Ingresso: Entrada franca mediante agendamento
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações antes de sair.
CONHEÇA MAIS

O museu tem como missão registrar, preservar e expor a história das ferrovias e dos trens.

O Museu do Trem foi inaugurado em fevereiro de 1984. Instalado no antigo galpão de pintura de carros da Estrada de Ferro D. Pedro II, localizado nas oficinas do Engenho de Dentro, bairro que se desenvolveu a partir da ferrovia. Reformado e adaptado, o galpão abriga um valioso acervo que vai do mobiliário a locomotivas.

Um pouco sobre acervo
Os bens culturais do Museu do Trem vieram das oficinas do Engenho de Dentro, do Museu de Guia de Pacobaíba (desativado) e outros foram doados e transferidos. São destaques: A BARONEZA, construída na Inglaterra, foi a primeira locomotiva a trafegar no Brasil, quando inaugurou a Estrada de Ferro Mauá em 1854; O CARRO IMPERIAL que foi fabricado em 1886, na Bélgica, para servir ao imperador D. Pedro II; O CARRO DO REI ALBERTO, que fazia parte da composição adaptada exclusivamente para servir ao Rei da Bélgica, em 1921, por ocasião da sua visita ao Brasil e O CARRO PRESIDENCIAL que serviu a Getulio Vargas na década de 30.


- NENHUMA EXPOSIÇÃO EM CARTAZ

- NÃO HÁ AGENDA DE EVENTOS