locais culturais
Museu Light da Energia
rioecultura : Museu Light da Energia
Compartilhar
Museu Light da Energia
Classificação: Museu
Endereço: Avenida Marechal Floriano, 168
Centro - Rio de Janeiro / RJ
CEP 20080-002
Telefone: (21) 2211-2933.
website: www.museulight.com.br
Funcionamento:
A visitação é realizada através do Centro Cultural Light, de segunda a sexta-feira, em dois horários específicos: 11h15 da manhã ou 15h30 da tarde.
Seu funcionamento está sujeito ao calendário anual. Agende sua visita com antecedência.

Possuem atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais ou mentais e seus acompanhantes às segundas às 15h30.
Ingresso: Entrada gratuita.
Visitas individuais ou grupos até 25 pessoas não se faz necessário o agendamento prévio, mas o atendimento é limitado a 25 pessoas por horário.

AGENDAMENTO somente através do site
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações antes de sair.
CONHEÇA MAIS

Inaugurado em 28 de março de 2012, o museu é um espaço que provoca reflexão sobre o uso da energia. Ele é um espaço para aprender e se divertir, que faz parte do Centro Cultural Light e oferece diversos circuitos de visitação, além de atividades educativas que favorecem o aprendizado e tornam a visita ainda mais divertida.

Além de desmistificar o funcionamento do sistema elétrico, outros temas como preservação do meio ambiente, fontes alternativas de geração de energia elétrica, mudanças de hábitos de consumo, uso seguro e eficiente, aparecem de forma natural ao longo da exposição e das atividades educativas que enriquecem a visita.

O programa educativo promove a interação e a descoberta, permitindo que o visitante se sinta à vontade para refletir e participar ativamente.

Museu Light da Energia foi inaugurado em 28 de março de 2012

Passeando pelo Museu Light da Energia

Circuito Energia apresenta de forma lúdica e interativa, a energia e suas transformações, o fenômeno da eletricidade, sua geração, seus diferentes usos e sua relação com o meio ambiente.

Circuito Cidade Inteligente ambiente cenográfico que lembra bairros tradicionais do Rio de Janeiro, é possível conhecer como funciona a distribuição de energia elétrica na rua e acompanhar o consumo de uma casa. Neste circuito, o responsável deverá escolher, no site do museu, entre as seguintes opções de visita: teatralizada ou técnica.

Circuito Praça das Energias possui seis atrações e elas têm como objetivo principal apresentar as diversas formas de energia e as suas transformações com experiências em que o visitante participa o tempo todo. Nela, o visitante encontrará o Jogo da memória, o Jogo "Rei da Energia", a Casa sustentável, uma Pista de carrinhos, um Boneco mecânico e um gira-gira sonoro, tudo em um só lugar.

Circuito Décadas e Descobertas – Em que tempo você está? E os seus hábitos? Eles são sustentáveis? Essas são algumas perguntas que o novo espaço do Centro Cultural faz ao seu visitante. Do passado ao futuro, a exposição permanente faz o convite para explorar e refletir temas relacionados aos avanços tecnológicos e como a chegada da energia elétrica impulsiona transformações sociais na vida das pessoas. O instigante espaço traz a reflexão sobre a evolução e, uma viagem no tempo e aborda o papel da energia elétrica, que no início era considerada uma inovação de ruptura e depois se transformou em elemento essencial para a sociedade.


- NENHUMA EXPOSIÇÃO EM CARTAZ

- NÃO HÁ AGENDA DE EVENTOS