locais culturais
Museu Inaldo de Lyra Neves-Manta (Academia Nacional de Medicina)
rioecultura : Museu Inaldo de Lyra Neves-Manta (Academia Nacional de Medicina)
Compartilhar
Museu Inaldo de Lyra Neves-Manta (Academia Nacional de Medicina)
Classificação: Museu
Endereço: Avenida General Justo, 365 - 9º andar
Centro - Rio de Janeiro / RJ
CEP 20021-130
Telefone: (21) 2524-2034 ramal 40
website: www.anm.org.br
Funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 13h às 17h
Ingresso: Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações antes de sair.
CONHEÇA MAIS

Como um dos poucos museus brasileiros dedicados a divulgar a memória da medicina no Brasil, tem como objetivo trazer ao conhecimento o processo evolutivo da instrumentação cirúrgica e da arte brasileira relacionada à ciência médica.

Um pouco sobre a história
O Museu Inaldo de Lyra Neves - Manta, localizado no 9º andar da Associação Nacional de Medicina - ANM, recebeu este nome em homenagem ao presidente Neves Manta, em 8 de julho de 1965, que trabalhou intensamente por sua reabertura. Sua fundação, porém, data do fim do século XIX, constando na ata da sessão de 14 de abril de 1889, ainda no tempo da Academia Imperial de Medicina. Nesta época era denominado Museu Anátomo-Pathológico e de Curiosidades Médicas. Com a mudança para a sede atual, seu acervo foi enriquecido com doações relevantes por parte dos acadêmicos e de médicos ilustres.

Um pouco sobre acervo
A 1ª peça do acervo da ANM foi o estetoscópio (cópia da peça original criada por Laennec), doado pelo acadêmico Olimpio da Fonseca. Posteriormente, várias outras peças foram doadas pelos acadêmicos e seus familiares, formando assim o acervo da ANM, composto por esculturas, pinturas, medalhística, objetos de uso pessoal em prata, ouro, bronze, cerâmica e porcelana e também mobiliário.

Esse acervo, com cerca de 1.500 peças, divide-se em nove coleções, com peças de relevância científica ou relacionadas a profissionais de excelência. Muitas delas contêm, em si mesmas, parte da história evolutiva da medicina brasileira e guardam particularidades que interessam não apenas aos profissionais e estudantes universitários, como também ao público em geral.Ess


- NENHUMA EXPOSIÇÃO EM CARTAZ

- NÃO HÁ AGENDA DE EVENTOS

EXPOSIÇÃO EM MEMÓRIA
[o que passou por aqui e não está mais em cartaz]
Carlos Chagas Filho
Arte e Saúde IV
Imagens da Peste Branca - Memória da Tuberculose
Arte e Saúde III
Uma profissao em memória