locais culturais
Espaço Cultural Eletrobrás Furnas
rioecultura : Espaço Cultural Eletrobrás Furnas
Compartilhar
Espaço Cultural Eletrobrás Furnas
Classificação: Centro Cultural
Endereço: Rua Real Grandeza, 219
Botafogo - Rio de Janeiro / RJ
CEP 22000-000
Telefone: (21) 2528-3634/ (21) 2528-4334
website: www.furnas.com.br
Funcionamento:
De 3ª a 6ª feira, das 14h às 18h
Sábado, domingo e feriado, das 14h às 19h
Ingresso: Entrada franca
Visitas agendadas pelos telefones (21) 2528-3657
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações antes de sair.
CONHEÇA MAIS

Com a exposição "Portinari Imagens do Brasil", foi inaugurado em novembro de 2003, o Espaço FURNAS Cultural na sede da Empresa, em Botafogo, no Rio de Janeiro. O objetivo do Espaço é desenvolver ações no campo das artes, que possibilitem à Empresa ser facilitadora da difusão e inclusão cultural, criando oportunidades para os novos talentos e abrindo a galeria para a mostra de artistas consagrados, sempre com um viés socialmente responsável.

Desde a inauguração o Espaço recebeu um número expressivo de visitantes - 11 mil pessoas em menos de um ano de funcionamento - e vem se consolidando como mais uma opção de entretenimento no cenário cultural carioca. As atividades do Espaço FURNAS Cultural conquistaram um público diversificado que, cada vez mais, inclui o Espaço na programação das suas horas de lazer.

Uma galeria dedicada às Artes Visuais ocupa o hall inferior e superior da entrada do auditório principal de FURNAS, o Espaço FURNAS Cultural acolhe exposições de pintura, gravura, fotografia e escultura. Para expor no Espaço, os artistas apresentam suas propostas de acordo com o Edital publicado, uma vez por ano. As propostas são enviadas à Coordenação de Responsabilidade Social de FURNAS, e encaminhadas a um Conselho de Curadores que as analisa e seleciona, definindo os cinco trabalhos mais representativos, além de indicar três artistas para completarem a pauta anual do Espaço, num total de oito exposições.

A galeria, no entanto, não pretende ser apenas um local reservado a exposições de obras de arte. A inclusão cultural é um de seus objetivos e a cada mostra são desenvolvidas várias ações sociais. A primeira delas é a capacitação de jovens na monitoria de museus, para que possam vir fazer parte da equipe de monitores do Espaço FURNAS Cultural. Paralelamente às exposições, são realizadas também ações de aprimoramento dos processos de produção cultural, para representantes de comunidades carentes, de modo que eles desenvolvam estas habilidades no campo das artes em seus bairros. Outra ação são as oficinas de arte com alunos da rede pública e privada, ministradas por monitores especialmente preparados e pelos artistas expositores.


- NENHUMA EXPOSIÇÃO EM CARTAZ

- NÃO HÁ AGENDA DE EVENTOS

EXPOSIÇÃO EM MEMÓRIA
[o que passou por aqui e não está mais em cartaz]
Coletiva Art´InLoco
Iluminando o novo
Paulo Kair
Mar aberto
Estética Negra