| 2024 | 2023 |
Roteiro de um dia à pé pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro
Compartilhar

O Rio de Janeiro, carinhosamente apelidado de "Cidade Maravilhosa", é um dos destinos mais icônicos e culturalmente ricos do mundo. Com suas paisagens deslumbrantes, sua música envolvente e sua mistura única de influências culturais, a cidade carioca não apenas encanta os olhos, mas também toca profundamente o coração de todos que a visitam.

Em um dia repleto de descobertas, convidamos você a mergulhar na alma da cultura brasileira enquanto exploramos os marcos mais emblemáticos do Centro do Rio de Janeiro. De museus a igrejas históricas, nossa jornada nos levará a uma viagem através dos séculos, revelando a importância cultural inestimável dessa cidade icônica.

Todo o serviço com horários de funcionamento e informações você encontra ao final da matéria! Prepare-se para um dia de imersão cultural e vamos explorar juntos o Centro Cultural do Rio de Janeiro em toda a sua glória.

Então, vamos lá! Prepare-se, pois o dia será longo e um pouco cançativo, mas você vai aproveitar MUITO.


MANHÃ

Comece o seu dia bem cedinho tomando um café da manhã em um lugar singular: Café Benoliel (01).

construção da Av Niemeyer

É um buffet livre, simples, mas bem servido. Ele fica dentro do Clube da Aeronáutica, pertinho da praça XV e do aeroporto Santos Dumont. Você pode entrar e tomar um gostoso café da manhã apreciando a vista da Baía de Guanabara e ainda ver de pertinho os barcos passando e os aviões decolando!

Aconselhamos pegar um transporte por aplicativo e chegar entre às 7h e 7h30 para poder aproveitar o espaço com tranquilidade antes de partir para o primeiro destino.

Terminado o café da manhã, basta atravessar a rua e explorar o Museu Histórico Nacional (02). Aconselhamos chegar assim que abrir.

construção da Av Niemeyer 2

Este museu foi inaugurado em 1922 e abriga uma rica coleção de artefatos que retratam a história do Brasil em nove mil metros quadrados, desde o período colonial até os dias atuais. Reserve algumas horas para explorar as exposições permanentes e temporárias.

Após a visita ao MHN, caminhe até a Praça XV, outro emblemático ponto da cidade com uma rica história. Desde os tempos de Colônia, esse local foi um porto movimentado. Em 1889, quando o Brasil se tornou uma república, a praça passou a se chamar Praça XV de Novembro em homenagem à Proclamação da República, que ocorreu em 15 de novembro de 1889. Hoje em dia, a Praça XV é um local de interesse turístico, cercado por edifícios históricos. Ela também é um ponto de partida para a travessia de barcas que levam os moradores da cidade para a região metropolitana do Rio de Janeiro, como Niterói e a Ilha de Paquetá. Além disso, a praça continua sendo um local de encontro e celebração para diversos eventos culturais e festivos na cidade.

O Chafariz do Valentim e as ruínas do Cais do Carmo são dois marcos históricos da Praça XV! O Chafariz do Valentim foi construído no século XVIII, durante o período colonial brasileiro. Foi uma das primeiras fontes públicas de água do Rio de Janeiro. As Ruínas do Cais do Carmo, por sua vez, são os vestígios de uma estrutura portuária que também remonta ao período colonial. Ótimo local para tirar selfies.

corrida de baratinahs

Um prédio histórico que se destaca é o Paço Imperial (03). Antiga residência do governador e do Vice-Rei no século XVIII, o Paço foi o centro das movimentações políticas e sociais da época, registrando importantes fatos históricos do Brasil Colônia, Real e Imperial. Atualmente, como centro cultural, oferece eventos e exposições de arte contemporânea. A entrada é gratuita e o passeio não demora muito.

Apenas atravessando a rua Primeiro de Março, você fará uma visita emocionante a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé (04). Essa igreja foi o palco de alguns dos mais importantes momentos da história da cidade e do Brasil Império, como a coroação de Dom Pedro I e Dom Pedro II, além de cenário dos casamentos reais. Com a proclamação da república, a igreja foi remodelada e é inaugurada como Catedral Metropolitana em 1º de maio de 1900. A visita é imperdível e as fotos e comentários ficarão por sua conta!

Caso você faça esse passeio em um dia de sábado, aproveite para dar uma olhada nas preciosidades na Feira de Antiguidades da Praça XV (05). Um verdadeido paraíso das relíquias, onde se pode encontrar um pouco de tudo em matéria de objetos antigos, velhos e usados, a tradicional feira ocupa uma área da Praça XV desde 1970. Inicialmente, grande parte dos negociantes ficava embaixo do extinto viaduto da Perimetral. Desde a demolição, todos os cerca de 700 expositores se instalaram bem no meio da praça, com suas mais variadas e inusitadas peças.


eBook


ALMOÇO

A barriga já vai estar roncando, aguente só mais um pouquinho, pois o passeio está quase na metade, mas estamos indo em direção ao restaurante!

Atravesse a rua novamente e volte ao Largo do Paço, onde tem o monumento dedicado ao General Osório, na lateral dos trilhos do VLT, você encontra o Arco do Teles (06). Construído no século XVIII pelo engenheiro militar José Alpoim, para ligar a antiga Praça do Carmo (hoje Praça XV) à Rua da Cruz (atual Rua do Ouvidor), o Arco do Teles fazia parte da residência da família Teles de Menezes, proprietária dos prédios no local. Daí o nome. O Arco do Teles é o último de todos os arcos que existiram na cidade.

Vidigal

Passe pelo Arco e volte no tempo... Caminhe pela Travessa do Comércio, com seu casario histórico e calçamento em paralelepípido, você consegue imaginar como era a cidade nos séculos XVIII e XIX.

Na esquina com a Rua do Ouvidor, você vai se deparar com a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores (07), que também foi construída no século XVIII, em estilo Rococó. A igreja possui uma nave lindamente decorada e uma mistura dinâmica de paredes côncavas e convexas. A fachada conta ainda com um relógio e, na torre, o mais antigo carrilhão por música da cidade.

A fome apertou! Então, é hora de almoçar... Você já está no pólo gastronômico da rua do Ouvidor. Escolha o restaurante que agradar mais e "bora comer!".

Todos os estabelecimentos oferecem uma culinária bem Carioca com pratos individuais ou até para 3 pessoas, mas lembre-se que a comida é farta. Enquanto almoça, perceba a arquitetura das casas e lembre que a Rua do Ouvidor foi um importante ponto de encontro da sociedade Carioca desde o século XVII. Por volta de 1820, comerciantes, perfumistas, modistas e cabelereiros começaram a se fixar por ali e a rua se tornou a mais importante da cidade.

Se você gosta de uma gastronomia mais requintada, o restaurante Cais do Oriente (08) é o lugar certo! Caminhando um pouco mais, através da rua dos Mercadores, você chega a um charmoso casarão de 1878, construído com pedras, tijolos e óleo de baleia. A construção onde é atualmente o restaurante (indicado pelo Guia Michelin 2015) foi um antigo armazém de especiarias e produtos vindos do Oriente. Daí o nome.


TARDE (pós almoço)

Após o almoço, já com as baterias recarregadas, não é hora de moleza! Visite as salas de arte contemporânea do Centro Cultural Correios (09).

Catástrofes na Av Niemeyer

As linhas arquitetônicas da fachada dos Correios, em estilo eclético, caracterizam o prédio do início do século XX, construído para sediar uma escola do Lloyd Brasileiro. Mas isto não ocorreu e o prédio foi utilizado, por mais de 50 anos, para funcionamento de unidades administrativas e operacionais dos Correios. Na década de 1980, o imóvel foi desativado para reformas, sendo reaberto em 2 de junho de 1992. Hoje, abriga várias galerias de arte em seus três andares.

Continuando o passeio, entre na Casa França-Brasil (10) e surpreenda-se com a arquitetura. Inaugurado em 13 de maio de 1820, o edifício foi a primeira Praça do Comércio do Rio de Janeiro. Em 1824, esta obra de Montigny passou a ser a alfândega e ficou ativa por mais de 100 anos, quando fechou suas portas. Após anos de abandono, em 29 de março de 1990, foi aberta oficialmente como Casa França-Brasil.

Seguindo, conheça o Centro Cultural Banco do Brasil (11). O CCBB Rio ocupa um prédio neoclássico e foi inaugurado em 12 de outubro de 1989. Transformou-se rapidamente em um dos centros culturais mais importantes do país e, atualmente como referência, possui três teatros, além de quatro cabines de vídeo, um cinema, dois auditórios, salas de exposição, salão de chá e restaurante. Antes de visitar as exposições, passe no balcão de ingressos e retire o seu. Para ver as exposições o bilhete é gratuito, mas necessária apresentação na entrada de cada mostra.

Atenção! Caso você esteja fazendo esse passeio em um dia de semana, aproveite para dar um pulo rápido na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária (12), mas faça antes de entrar no CCBB, pois ela fecha cedo.

Catástrofes na Av Niemeyer

Ela pode ser considerada a mais imponente e grandiosa igreja do Rio de Janeiro, não somente por suas proporções mas também por seu acabamento e cúpula central. Tradicional palco de belos casamentos, a Candelária está no roteiro dos pontos turísticos mais visitados do Rio. A Igreja surgiu em cumprimento de uma promessa feita por Antônio Martins da Palma e sua esposa, Leonor Gonçalves. Após 123 anos de construção, a Igreja, em estilo barroco, foi inaugurada em 10 de julho de 1898. A fachada, considerada uma das mais belas do mundo, está voltada para a Baía de Guanabara, principal via de entrada da cidade na época da sua construção. A planta tem o formato de cruz latina e toda sua história está pintada em murais. Já no século XIX, o projeto da igreja foi ampliado a atual configuração com três naves, em estilo neoclássico, mantendo a fachada original criada por Francisco Roscio.


JANTAR

Agora é hora de relaxar! Pegue o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na estação Candelária em direção ao aeroporto Santos Dumont. Lembre-se que cada pessoa precisa ter um cartão RioCard individual para validar a passagem (caso não tenha o cartão ou já o tenha com saldo insuficiente, compre ou recarregue na própria estação do VLT). Sente-se, admire a vista e aproveite o momento.

Catástrofes na Av Niemeyer

Chegando no aeroporto Santos Dumont, você tem ótimas opções de restaurante e comida rápida, mas nossa sugestão é subir de elevador até a cobertura do Bossa Nova Mall, anexo ao aeroporto, onde tem o terraço com vista panorâmica. Alí, você encontrará um restaurante único: Xian Rio (13). Projetado em anfi-teatro, foi totalmente idealizado para se integrar com a natureza à sua frente, ou seja, uma vista magnífica da baía de Guanabara compartilhada com a cidade, o Pão de Açúcar e o Cristo redentor ao fundo. Sendo dia ou noite, a vista é de tirar o fôlego. Além disso, o cardápio, comandado pelo chef Osami Oyama, possui sabores da Ásia Moderna e é harmonizado com uma excelente carta de Drinks, Sakês e Vinhos.

Já acabou? Pois é... Nosso roteiro chegou ao final e esperamos que você tenha tido um dia incrível, cheio de novidades e muita cultura. BAIXE O MAPA DO ROTEIRO


Quer conhecer o Rio de Janeiro e ter experiências igualmente incríveis?
CLIQUE AQUI e entre em contato conosco ou envie um e-mail para contato@rioecultura.com.br e teremos muito prazer em planejar e orçar um pacote de viagem exclusivo e personalizado de acordo com as suas necessidades e sonhos... Desde a passagem aerea, hospedagem e passeios, tudo é adequado ao seu orçamento. Bora viajar?


OBSERVAÇÕES
- Certifique-se de verificar os horários de funcionamento e a disponibilidade de visitas  nos museus, centros culturais e locais por onde você irá passar.
- Considere utilizar o transporte público ou aplicativos de transporte para se locomover pelo centro histórico, pois o trânsito pode ser complicado.
- Leve água, protetor solar, use sapatos confortáveis, roupas leves, uma pequena mochila pode ser recomendada e uma câmera ou celular para registrar sua jornada pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro.
- Lembre-se que este roteiro pode ser adaptado de acordo com suas preferências e interesses pessoais.
- Não seja rígido com os horários, mas tente aproveitar ao máximo o seu dia explorando o riquíssimo patrimônio cultural e histórico do centro do Rio de Janeiro!

SERVIÇO
=================
01. CAFÉ BONOLIEL
Funcionamento: das 7h às 10h (Fechado às segundas)
Endereço: Praça Marechal Âncora, 15
Valor: R$50 por pessoa + taxa de serviço
Contato: (21) 2210- 3212 Ramal 270 (restaurante)
WEB: não informado
=================
02. MUSEU HISTÓRICO NACIONAL
Funcionamento: das 10h às 17h (Fechado às segundas e terças)
Endereço: Praça Marechal Âncora S/N
Valor: temporariamente com entrada gratuita com ingresso disponível apenas na bilheteria.
Contato: (21) 3299-0324 (Recepção)
WEB: mhn.museus.gov.br
=================
03. PAÇO IMPERIAL
Funcionamento: das 12h às 18h (Fechado às segundas)
Endereço: Praça Quinze de Novembro, 48
Valor: Entrada Franca
Contato: (21) 2215-2093
WEB: amigosdopacoimperial.org.br
=================
04. IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO DA ANTIGA SÉ
Funcionamento: das 7h às 16h (de segunda a sexta); das 8h30 às 12h30 (sábados); das 9h às 13h (domingos)
Endereço: Rua Sete de Setembro, 14
Valor: Entrada Franca
Missas: às 11h (domingos); às 8h (segunda a sexta)
Contato: (21) 98985-5508 (Secretaria)
WEB: antigase.org
=================
05. FEIRA DE ANTIGUIDADES DA PRAÇA XV
Funcionamento: das 6h às 15h (somente aos sábados)
Endereço: Largo do Paço
Valor: Entrada Franca
Contato: não informado
WEB: não informado
=================
06. ARCO DO TELES
Funcionamento: aberto todos os dias
Endereço: Praça Quinze de Novembro, 34 A
Valor: Entrada Franca
Contato: não informado
WEB: não informado
=================
07. IGREJA DE NOSSA SENHORA DA LAPA DOS MERCADORES
Funcionamento: das 8h às 18h (de segunda a sexta); das 9h às 16h (sábados e domingos); fechado nos feriados
Missas: todos os sábados e domingos, às 12h
Endereço: R. do Ouvidor, 35
Valor: Entrada Franca
Contato: não informado
WEB: não informado
=================
08. RESTAURANTE CAIS DO ORIENTE
Funcionamento: das 11h30 às 19h (segundas e terças); das 11h30 às 21h (de quarta a sexta); das 12h às 21h (sábados); das 12h às 18h (domingos)
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 8
Valor: $$$
Contato: (21) 2233-2531 (reservas) atendimento@caisgourmet.com.br
WEB: caisdooriente-rj.com.br
=================
09. CENTRO CULTURAL CORREIOS
Funcionamento: das 12h às 19h (Fechado às segundas)
Endereço: R. Visc. de Itaboraí, 20
Valor: Entrada Franca
Contato: (21) 3088-3001
WEB: Centro Cultural Correios
=================
10. CASA FRANÇA-BRASIL
Funcionamento: das 10h às 17h (Fechado às segundas)
Endereço: R. Visc. de Itaboraí, 78
Valor: Entrada Franca
Contato: (21) 2216-8506
WEB: casafrancabrasil.rj.gov.br
=================
11. CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL (CCBB-RJ)
Funcionamento: das 9h às 20h (Fechado às terças)
Endereço: R. Primeiro de Março, 66
Valor: Entrada Franca
Contato: (21) 3808-2020 ou ccbbrio@bb.com.br
WEB: ccbb.com.br
=================
12. Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária
Funcionamento: das 7h30 às 16h (de segunda a sexta); das 9h30 às 13h (domingos); Fechada aos sábados
Missas: às 12h15 (de segunda a sexta); às 10h30 (domingos)
Endereço: Praça Pio X, s/n
Valor: Entrada Franca
Contato: (21) 2233-2324
WEB: candelariario.org.br
=================
13. RESTAURANTE XIAN RIO
Funcionamento: das 12h às 23h (de segunda à quinta); das 12 às 24h (sextas e sábados); das 12h às 22h (domingos)
Endereço: Av. Alm. Silvio de Noronha, 365 (Bossa Nova Mall)
Valor: $$$
Contato: (21) 2303-7080
WEB: xianrio.com.br
MENU: Xian Menu
=================
VLT CARIOCA
Tarifa: R$ 4.30 (valor referente a data da postagem - para mais informações acesse o site do VLT)
WEB: vltrio.com.br
=================