| 2024 | 2023 |
Parque Lage: encantos e segredos
Compartilhar

O Rio de Janeiro, conhecido por suas belas praias e paisagens deslumbrantes, abriga um tesouro escondido que vai muito além das areias brancas e águas cristalinas. O Parque Lage, situado aos pés do majestoso Corcovado, é um local que não apenas abraça a beleza natural, mas também possui uma história rica e surpreendente.

Em nossa primeira postagem do ano exploraremos as facetas cativantes do Parque Lage, seus fatos curiosos, conexões com a Floresta da Tijuca, sua participação no mundo cinematográfico, sua importância como espaço recreativo e até mesmo os desafios naturais que enfrentou ao longo dos anos.

História e Curiosidades

Henrique Lage

O Parque Lage, oficialmente conhecido como Parque Enrique Lage, recebeu seu nome em homenagem ao empresário e político Henrique Lage, que o comprou em 1920. A história do parque é cheia de reviravoltas e curiosidades. Henrique Lage teve o sonho de transformar o local em uma mansão suntuosa, e a residência que hoje abriga a Escola de Artes Visuais do Parque Lage é uma testemunha silenciosa dessa visão grandiosa.

Uma das curiosidades mais fascinantes é a conexão direta do Parque Lage com a Floresta da Tijuca, uma das maiores florestas urbanas do mundo. Trilhas escondidas cruzam o parque e levam os aventureiros a uma caminhada memorável, imersos na rica biodiversidade que caracteriza a região.

Parque Lage no passado

Mapa do Parque Lage
Clique e amplie o mapa do Parque


Cenário de filmes e famosos

O Parque Lage também se tornou um local icônico na indústria cinematográfica, aparecendo em diversas produções ao longo dos anos. Filmes como "Cidade de Deus" e "O Que é Isso, Companheiro?" usaram a beleza natural e a arquitetura deslumbrante do parque como pano de fundo, dando ao local uma reputação de destaque na sétima arte. O ambiente pitoresco e a atmosfera única do parque atraíram muitos diretores e cineastas para suas paisagens.

Além de ser um local favorito para cineastas, o Parque Lage também foi um refúgio para artistas e estudantes de arte. A Escola de Artes Visuais do Parque Lage, fundada em 1975, é uma instituição de renome que já viu passar por suas salas de aula muitos artistas famosos. Nomes como Hélio Oiticica, Adriana Varejão e Ernesto Neto estudaram lá, deixando uma marca indelével no cenário artístico nacional e internacional.

Acesse o site da EAV - Escola de Artes Visuais do Parque Lage

Arte no Parque

Arte no Parque Lage


eBook


Espaço recreativo para moradores locais

O Parque Lage não é apenas um ponto de interesse para turistas, mas também um espaço de recreação amado pelos moradores locais. As amplas áreas verdes, jardins bem cuidados e trilhas convidativas oferecem um ambiente perfeito para caminhadas, piqueniques e atividades ao ar livre. Durante os fins de semana, famílias se reúnem nos gramados e grupos de amigos se aventuram pelas trilhas, aproveitando o cenário pitoresco e a sensação de paz que o parque proporciona.

Cocheiras - espaço artístico

Lavanderia dos escravos e Lago dos Patos

Desafios naturais e Conservação

O Parque Lage não escapou dos desafios naturais ao longo de sua história. Como muitos lugares no Rio de Janeiro, foi afetado por enchentes e deslizamentos de terra, que causaram danos à vegetação e à infraestrutura. No entanto, esforços de conservação e restauração garantiram que o parque continuasse a florescer e a encantar visitantes.

Catastrofe no Parque lage - Foto: O Globo

Atrações naturais e flora exuberante

Além de sua história e conexões culturais, o Parque Lage é abençoado com uma abundante flora e fauna. Palmeiras imperiais majestosas, árvores centenárias e uma variedade de plantas tropicais criam um ambiente exuberante e paradisíaco. Pássaros e outros animais selvagens completam o quadro, tornando-o um refúgio ecológico no coração da cidade.

passeando pelo Parque Lage 1

passeando pelo Parque Lage 2

passeando pelo Parque Lage 3

Como chegar ao Parque Lage

O Parque Lage está localizado na rua Jardim Botânico, número 414, no bairro de mesmo nome. A rua é de mão dupla e facilmente acessível por transporte público ou de carro.

Para quem opta pelo transporte público, existem diversas linhas de ônibus que passam pelo local com uma parada bem em frente do Parque.

Para quem prefere utilizar o Metrô Rio, a estação mais próxima é a estação Botafogo - através do acesso "Metrô de Superfície", você pode pegar um ônibus especial do Metrô Rio (de cor azul) que faz o percurso da Estação Botafogo até a Gávea (estação PUC) - acesse o site do Metrô Rio e saiba como funciona o metrô na Superfície.

Aqueles que preferem ir de carro encontrarão estacionamento disponível nas proximidades, mas atenção: não há  estacionamento dentro do Parque.



O Parque Lage é um local que combina natureza, cultura, história e beleza de forma excepcional. Com suas trilhas interligadas, cenários cinematográficos e conexões com a Floresta da Tijuca, ele é um destino imperdível para quem visita o Rio de Janeiro. Se você é um amante da arte, da natureza ou simplesmente busca um refúgio tranquilo na cidade maravilhosa, o Parque Lage é o lugar ideal para explorar e desfrutar de tudo o que ele tem a oferecer.

Parque Lage